Há uma urgência de personalizar e individualizar a comunicação. Objetivos bem mais fáceis de serem alcançados quando o tema é marketing digital e que só são possíveis quando se conhece em profundidade o seu internauta. Uma ótima forma de reunir os seus conhecimentos sobre a sua audiência é criando Buyer Persona.
O que é uma Buyer Persona?
São pessoas fictícias criadas a partir de muitos estudos com clientes e prospects reais. As Buyers Personas são a visão 360º de um possível cliente. Ou seja, uma visão completa que engloba atitudes, comportamentos e preocupações/problemas que a sua empresa pode resolver. Confira o exemplo abaixo da HubSpot.
O que não é uma Buyer Persona?
Público-alvo não é o mesmo que Buyer Persona. Público-alvo é uma descrição do público que será acionado, por exemplo. É necessário um estudo mais aprofundado para se chegar ao público-alvo. Confira uma tabela feita pelo Vinícius Ghise que demonstra a diferença entre ambos:
Exemplo de Público-alvo: | Exemplo de Buyer Persona: |
Mulheres, entre 18 e 24 anos, solteiras, classe B/C, formada ou cursando administração de empresas, residentes em São Paulo. | Renata tem 28 anos, trabalha como consultora de vendas, é solteira e não tem filhos. Mora em São Paulo e não possui muitos amigos. Nas horas de lazer seu principal hobbie é ler revistas ou livros de romance. Acessa de duas a três vezes por semana sites de relacionamento e blogs de tecnologia. Enfrenta problemas de relacionamento e sonha em ter uma família e casa própria. |
Por que criar Buyer Persona?
Qual segmentação você usará na sua próxima campanha? Qual será a abordagem do seu próximo post? Quais palavras-chave serão escolhidas na sua estratégia de SEO? Essas perguntas não podem ser respondidas com base na teoria do achismo. A Buyer Persona será o seu norte para estratégias de mídia, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO.
Continue ligado. Confira o check-list para para a criação de Buyer Persona e baixe o nosso template sobre o tema.