Você estudou sobre DMP, descobriu que a sua marca precisa de um, pesquisou, avaliou e contratou a plataforma. Agora, a plataforma, que é composta por uma tecnologia sofisticada e viabiliza muitas possibilidades para diversas áreas de uma empresa, está em pleno funcionamento e você precisa aprender a usar todo o potencial do seu DMP.
Controle e centralização
Com um DMP, o profissional de marketing centraliza e organiza seus dados de audiência e de campanha num só lugar. Não importa quantas fontes geradoras de dados você tenha, a plataforma é capaz de coletar todos eles para você e reuní-los.
Proteção
Os dados da sua audiência são um dos ativos mais valiosos da sua empresa e a DMP oferece um ambiente seguro para armazená-los.
Muito mais que dados
Uma das funções da DMP é organizar os dados coletados. Essa etapa, que é a segunda, reúne inúmeras informações de várias fontes – os chamados 1st, 2nd ou 3rd party – e as transforma em segmentos legíveis e acionáveis.
Enriquecimento de dados
Outra dica para aproveitar todo o potencial do seu DMP é gerenciar os dados 1st party é uma ótima forma de controlar seus próprios dados. Especialmente porque a coleta de dados 1st party não se limita às propriedades digitais (site, por exemplo) e abrange informações offline, como o CRM.
Com os dados de terceiros (3rd party), as informações de 1st e 2nd party são enriquecidas. Dessa forma, por mais pontos de coleta 1st party e de provedores de dados 2nd e 3rd party que uma marca tenha, a DMP funciona como um centralizador de dados, fornecendo segmentos unificados para a construção de audiências e sua futura ativação.
Visão 360º
Os relatórios de audiência combinados com um modelo de atribuição e relatórios de campanha, oferecem uma visão 360º do consumidor e ajudam a entender qual é o perfil mais engajado com a marca e suas ações de marketing. Com isso, você orientará suas estratégias de planejamento, mídia, abordagem, recomendação de produto, lookalike, entre outras.
Plataforma independente
Como a DMP é a centralizadora de dados, ela precisa ser independente de outras plataformas de mídia e tecnologia para que você possa integrar a DMP com quaisquer outras plataformas que desejar – sejam elas CRMs, DSPs, SSPs, ferramentas de e-mkt, Adservers e etc – e ativar os seus dados onde quiser. Afinal, são seus dados, certo?
Se a sua DMP só te permitir a integração com uma única DSP, por exemplo, você perderá a transparência e a eficiência que a compra programática garante. Vamos imaginar outro cenário: você salvou uma parcela da sua audiência para ativar em outras plataformas. Quando essa audiência sofrer alguma otimização, você a atualizará apenas na DMP e não em todas as plataformas a que está conectado.
Otimização de mídia online
Quando as campanhas são monitoradas pela DMP, é possível ter uma visão 360º do perfil da audiência que interage com a mesma, tomar decisões e fazer ajustes necessários enquanto a campanha está rodando.
Personalização de site e campanha
A integração do DMP, do seu sistema de recomendação e do seu adserver viabiliza a personalização da abordagem e do criativo da sua campanha. Funciona assim: o sistema identifica o perfil do internauta que entrou no seu site/acessou uma campanha sua, faz uma chamada em tempo real para o seu CMS/adserver e mostra o conteúdo/campanha mais adequado(a). Esse recurso é muito poderoso em termos de experiência de usuário, relevância, eficiência e otimização de jornada de compra.
Utilizando todo o potencial do seu DMP será possível ver o retorno no investimento feito na plataforma. Planeje e tenha em mente os resultados que se espera alcançar. Avalie qual(quais) dos pontos citados acima, fazem sentido para o seu negócio e boa sorte!