Navegg

Sua marca vai precisar de um DMP

Precisar de um DMP ou não é a grande questão da maioria das empresas. Por isso, neste texto, explicamos mais detalhadamente sobre a plataforma e todas as possibilidades que ela oferece.

 

O que é um DMP

DMP é a sigla para Data Management Platform. Resumidamente, essa plataforma de gerenciamento de dados:

  1. Coleta dados 1st, 2nd e 3rd party.
  2. Segmenta esses dados para facilitar sua apresentação no dashboard e seu acionamento.
  3. Aciona os dados, quando integrada com outras plataformas.

 

O que NÃO é um DMP

Porque sua marca vai precisar de um DMP

Imagine o seguinte cenário: um cliente entra no seu site e manda um e-mail com perguntas sobre um armário. Você cruza algumas informações e descobre que ele também visitou a página de televisores. Então, responde o e-mail sanando as dúvidas sobre o armário e acrescenta a indicação da televisão. Analisando o perfil dele, você decide qual a melhor abordagem dessa mensagem. Por exemplo: frete grátis, design, desconto se ambos forem comprados e etc. Um consumidor que interage com a sua marca por meio de diversos canais da sua empresa merece ter uma experiência coesa e coerente.

Você pode identificar que um grupo relevante para o seu site o está acessando e convertendo. Com base nessas informações, você decide comprar mídia online para pessoas com características semelhantes as desse público (lookalike). A abordagem que será usada no anúncio também será decidida conforme a análise que é feita sobre o perfil dessas pessoas.

Vamos a outro cenário: por meio de uma ação de geração de leads em seu site, você coletou uma grande lista de e-mails, fez o matching entre essa informações e o perfil online dessas pessoas e conseguiu realizar campanhas de display direcionadas a elas. Após realizar esses passos, você aplicou um modelo de atribuição e verificou quais estão performando melhor, qual a contribuição de cada uma delas para o seu objetivo e as otimizou. Por fim, você entregou um relatório completo sobre o controle de custos publicitários e a melhora de ROI.

Você personalizou o conteúdo do seu site de acordo com o perfil do internauta que o acessa. Por exemplo, destacou novidades para aqueles que são mais ligados à inovação, ofereceu desconto para quem é mais sensível a preço e explorou o lado emocional dos produtos para aqueles que norteiam suas compras pela emoção.

Graças ao primeiro ponto, você já sabe qual o perfil do seu internauta, levando em conta seu perfil pessoal e a etapa da jornada de compra em que se encontra. Você já sabe quais segmentos clássicos – disponíveis nos seus parceiros de mídia – você vai usar. Mas você vai precisar de uma DMP para criar segmentos próprios e específicos. Por exemplo, você quer atingir mulheres, de 18 a 24 anos, com interesse em moda e alérgicas a glúten. Todos os segmentos estarão disponíveis para compra, exceto o último. Mas você pode criá-lo usando a sua DMP e os seus dados 1st party e acioná-los em campanha depois.

Além disso, você vai precisar de um DMP pois ela é uma das plataformas que será a sua aliada nesse jogo.

 

Para realizar essas e outras ações do gênero, você vai precisar de um DMP. Antes de fazer a contratação há algumas questões que você precisa avaliar. O investimento financeiro nesse tipo de plataforma normalmente é alto e é preciso ter uma boa infra-estrutura para garantir que todas as integrações funcionem perfeitamente. Além disso, aconselhamos que você tenha uma equipe de TI para te dar suporte técnico relacionado a instalação de tag e integração com API. Além de profissionais da área de marketing e comercial que estejam prontos para lidar com questões de BI, campanhas, mídia programática e uso de dados.