Navegg

2017 Gartner Hype Cycle for Digital Marketing & Advertising

Como já é tradição, vamos analisar a edição de 2017 Gartner Hype Cycle – a consultoria americana de tecnologia dedicada a analisar vários setores que utilizam tecnologia – para as tendências de marketing e publicidade digital. As tendências listadas em 2017 são importantes para antever como será não só o ano de 2018, mas os próximos.

 

As fases da curva da Gartner Hype Cycle

Para analisar as tendências apontadas pela curva, vamos relembrar as suas fases.

 

A 2017 Gartner Hype Cycle for Digital Marketing & Advertising

Confira abaixo quais são as principais ferramentas que aparecem da 2017 Gartner Hype Cycle for Digital Marketing & Advertising.

O que mudou em relação a 2016

Confira quais foram as principais mudanças da 2017 Gartner Hype Cycle for Digital Marketing & Advertising em relação ao ano passado. Se você quiser, também pode conferir as curvas de 2014, 2015 e 2016.

Saiu

Surgiu

Manteve

Evoluiu

 

Tendências para 2018

Tendo em vista as mudanças da 2017 Gartner Hype Cycle for Digital Marketing & Advertising, o que podemos esperar para 2018 (e para as próximas décadas) são:

1. Inovação

Há muitas tecnologias interessantes na fase Innovation Triger. Não deixe de experimentar Artificial Intelligence for marketing, Real-time marketing, Cross device identification ou Customer journey identification. Apesar de não estarem totalmente testadas e validadas, é interessante que você comece a estudá-las e usar alguns de seus recursos. Isso pode ajudar a tecnologia a se desenvolver e a preparar a sua empresa para elas quando estiverem mais desenvolvidas. Não há necessidade de mergulhar de cabeça, mas é interessante colocar o pé na água. Por exemplo, começar a mapear a jornada de compra de um perfil de cliente em alguns canais. Na medida do possível, você poderá expandir este estudo para TODOS os canais e TODO o processo de compra. Isso contribuirá não só para a aplicação da tecnologia de Customer journey identification como a de Real-time marketing.   

2. First party data

O fato de que a plataforma de DMP (Data Management Platform) está quase atingindo a fase de Slope of Enlightenment indica que, se você ainda não a utiliza, está atrasado e precisa recuperar o tempo perdido, e, se já a utiliza, é hora de – além de usar o 3rd party data para enriquecer a sua audiência – usar o ativo mais valioso: o 1st party. Este dado é muito importante para ajudar na identificação da jornada de compra do cliente e na personalização da mensagem, gerando mais engajamento.

DMP já atingiu a fase de Slope of Enlightenment na 2017 Gartner Hype Cycle for Digital Marketing & Advertising. It means that a ferramenta vem provando o seu valor e se manteve no mercado. In Navegg’s vision the future for DMP is – besides using the 3rd party data para enriquecer a sua audiência – usar o ativo mais valioso: o 1st party para ajudar na identificação da jornada de compra do cliente e na personalização da mensagem, gerando mais engajamento.

3. Cuidado com o Ad Blocking

A evolução desta tecnologia serve de alerta para que os anunciantes busquem opções sofisticadas de publicidade, usem espaços e formatos que não atrapalhem a navegabilidade do internauta (como o anúncio nativo), busquem pela relevância incansavelmente e saibam explicar para os seus clientes como funciona a coleta e o uso de dados.

 

O que você pensa sobre as previsões para 2018? Como pretende aplicá-las em seu negócio este ano? Conte-nos!