Navegg

Conhecendo os dados Navegg

O core da Navegg é conhecer o internauta. Eles são classificados em mais de 1.400 segmentos. Entre essas classificações, estão dados demográficos, intenção de compra, uso de tecnologias e outros. As informações que a Navegg consegue obter sobre o internauta – os dados Navegg – se dividem em três tipos:

 

1 – Dados Observados

São aqueles que são observados durante a navegação do usuário, quando acessa a internet. Esse tipo de dados Navegg possui três subclassificações:

1.1 Aqueles que são imutáveis. Por exemplo:

1.2 Aqueles que se constroem com base na afinidade que um internauta tem com um tema. Por exemplo:

1.3 Aqueles que são temporários pois estão relacionados a um desejo ou necessidade momentânea, ou seja, que extinguirá no momento em que a compra seja concluída. Por exemplo:

 

2 – Dados Inferidos

Nem todos os dados podem ser observados. Para não depender dessa forma limitada de captação de dados, é possível inferi-los por meio de uma análise do comportamento de navegação dos internautas. Para realizar essa inferência, a Navegg possui um algoritmo proprietário que é alimentado por cada  categoria de conteúdo visitado pelo usuário.

Por exemplo: Pessoas que acessam conteúdos de esportes são majoritariamente homens, de 35 a 59 anos. Por outro lado, pessoas que compram acessórios para carros pela internet são homens, na faixa de 18 a 59 anos, em sua maioria. Já quem acessa notícias sobre economia normalmente tem mais de 35 anos é da classe AB.

 

 

Após analisar o comportamento de navegação acumulado de um usuário, o algoritmo de inferência pondera cada um dos conteúdos e seus padrões demográficos e determina – com um grau elevado de assertividade – qual o perfil provável desse usuário. No exemplo dado, seria um homem, entre 35 e 59 anos, da classe AB. É importante dizer que os padrões  demográficos associados a cada contéudo são baseados em pesquisas de mercado de terceiros, que têm como metodologia painéis de usuários registrados.

Nesse tópico, se enquadram os seguintes critérios:

 

3 – Dados Comportamentais

É uma mescla dos dados observados com os dados inferidos somada a uma camada de análise comportamental. Analisando esses dados Navegg, criamos duas metodologias: