Como analisar melhor o perfil dos visitantes e se preparar para atendê-los

Como analisar melhor o perfil dos visitantes é fundamental para empresas preocupadas em entregar experiências excelentes para seus consumidores.

perfil

Saber quem são os visitantes do site e analisar melhor o perfil dos visitantes é uma tarefa fundamental para a empresa que deseja obter sucesso no mercado. As empresas que aderem ao mundo virtual devem estar cientes da importância em conhecer os diferentes perfis de seus clientes e atendê-los de forma personalizada.

 

1. Página inicial

A página inicial serve como o primeiro contato, por isso deve ser dinâmica e versátil, atingindo o maior número de solicitações dos clientes, desde o primeiro acesso. Alguns consumidores tem o hábito de verificar a diversidade da loja em produtos, outros preferem conhecer bem os critérios sobre compra e venda da empresa. Por isso, é importante analisar melhor o perfil dos visitantes e conhecer as suas expectativas em relação ao site para recebê-lo com uma mensagem personalizada.

 

2. Páginas visualizadas

De acordo com as páginas visualizadas pelo cliente é possível analisar melhor o perfil dos visitantes e analisar seus interesses.  Tão importante quanto saber disso, é descobrir em que etapa da conversão, o internauta está abandonando o seu site e realizar ações específicas para essa situação.

viewability

3. Anúncios e campanhas

Ao realizar um anúncio nos meios digitais, é importante ser claro e objetivo e ao final, deixar um call to action, ou seja, um link ou uma frase que insite o usuário a realizar uma ação. Como por exemplo, comprar, ler uma notícia, assinar uma newsletter, entre outras.

Além disso, sempre que possível, é interessante usar técnicas de retargeting – que permitem anunciar para aqueles que já visitaram o seu site – e lookalike – que viabiliza anúncios para um público de perfil similar ao do seu target.

 

4. Redes sociais

Na hora de atuar nas redes sociais é importante fazer um estudo para conhecer seu público e saber em quais delas sua audiência está ativa. Além de levar em consideração qual tem maior relevância para o seu negócio.

Exemplo: Pode ser que seu público esteja presente no Facebook mas a rede social que tem mais relevância para o seu negócio seja o LinkedIn. A partir dessas informações você decidirá se é melhor atuar no Facebook, no LinkedIn, em ambos ou em outra rede social.

redes sociais

 

5. Solicitação de contato

É imprescindível que a empresa ofereça diversidade de formas de contato, desde o simples endereço de e-mail e telefone até o contato via redes sociais. Dessa forma, de acordo com o meio de comunicação escolhido pelo cliente, a empresa pode analisar o seu perfil, classificá-lo e atendê-lo da melhor maneira possível.

Essas dicas são apenas uma simples introdução de todo o complexo processo para analisar melhor o perfil dos visitantes. Para realizar estas e outras etapas de análise de audiência, utilize a solução da Navegg.

Leia também

Gartner Hype Cycle e o Marketing Digital em 2020

O ano de 2020 chegou como um furacão, a pandemia explodiu e, com ela, a necessidade de adaptação a esta nova realidade. Assim como [...]

2017 Gartner Hype Cycle for Digital Marketing & Advertising

Como já é tradição, vamos analisar a edição de 2017 Gartner Hype Cycle – a consultoria americana de tecnologia dedicada a analisar vários setores [...]

8 tendências para 2017

A Navegg fez um estudo e apresenta as 8 tendências para 2017 e o marketing digital.