Como calcular e interpretar o ROI das campanhas de marketing digital

A taxa de retorno de uma campanha publicitária é conhecida como ROI e é uma métrica muito utilizada para avaliar a efetividade das ações.

navegg-como-calcular-e-interpretar-o-roi-das-campanhas-de-marketing-digital

Quando uma empresa decide investir em marketing digital sempre surge a dúvida de como calcular o retorno que uma campanha publicitária irá gerar. Essa taxa de retorno é conhecida como ROI (sigla proveniente do inglês que significa Return on Investment) e é, basicamente, o cálculo da relação entre o custo de investimento de uma campanha de marketing digital e o ganho que a empresa obteve com esta ação. Equacionando esta relação, temos: ROI = Lucro Líquido (Lucro do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento. Sendo assim, somam-se todas as vendas provenientes da campanha realizada e subtraem-se todos os custos da mesma, como por exemplo, links patrocinados, e-mail marketing e mídias sociais. E então, divide-se o valor obtido pelo investimento realizado.

 

É preciso tomar muito cuidado com o cálculo do ROI e escolher entre calcular os custo dos leads gerados pela campanha como um todo ou separadamente do Facebook Ads, Google Adwords e E-mail Marketing, por exemplo. O cálculo em si é simples. Entretanto, as dúvidas surgem quando analisamos os custos que entram e os que não entram no marketing digital. Esta questão varia de empresa para empresa, entretanto, lembre-se de sempre incluir o custo com as horas de colaboradores e o custo das ferramentas utilizadas na campanha.

Quando finalmente encontramos o valor do ROI, surge outra dúvida: quando o ROI está bom e quando o ROI está ruim? O custo por lead está alto ou baixo?

ROI

Primeiramente, valores negativos de ROI significam que sua campanha não trouxe nenhum retorno e você teve prejuízo. Quando o valor é positivo, contudo, a análise é mais particular: cada empresa possui seus parâmetros baseando-se no custo de seu produto, no quanto o valor investido compromete o orçamento etc.

Sendo assim, não existe uma reposta exata para dizer se o seu custo por lead está alto ou baixo. O ideal é fazer uma análise por comparação (teste A/B). Faça duas campanhas e veja qual terá os melhores resultados, ou seja, aquela que terá um custo mais baixo atraindo mais leads.

Se não tiver, contudo, capital suficiente para realizar duas campanhas, você realizará sua análise baseando-se na porcentagem do ROI e se ela foi satisfatória para sua empresa levando em conta seu faturamento, quantas horas foram dispendidas etc.

A interpretação do ROI é diferente para cada empresa. Um valor de R$50,00 por lead pode ser barato para empresa X, mas um custo altíssimo para empresa Y. Portanto, na hora de interpretar seus dados não existe regra: leve em conta o custo do seu produto e sua margem de lucro e todas as outras informações que você considerar necessárias.

 

Para tornar o cálculo do ROI uma tarefa rápida, há muitas ferramentas do mercado que, entre outras funções, realizam este cálculo de forma automática. Uma delas é a solução gratuita da Navegg para blogs, sites e e-commerces. Entre outras funções, a aba Atribuições calcula o ROI, a taxa de cliques e analisa qual é a contribuição de cada campanha para a conversão.

Leia também

Gartner Hype Cycle e o Marketing Digital em 2020

O ano de 2020 chegou como um furacão, a pandemia explodiu e, com ela, a necessidade de adaptação a esta nova realidade. Assim como [...]

2017 Gartner Hype Cycle for Digital Marketing & Advertising

Como já é tradição, vamos analisar a edição de 2017 Gartner Hype Cycle – a consultoria americana de tecnologia dedicada a analisar vários setores [...]

8 tendências para 2017

A Navegg fez um estudo e apresenta as 8 tendências para 2017 e o marketing digital.