Como otimizar o uso de dados no Natal

Confira como otimizar o uso de dados no Natal para ter melhores resultados e aproveitar ao máximo esta data.

navegg-como-otimizar-o-uso-de-dados-no-natal

A data mais importante do ano para o comércio está se aproximando. Apesar de um ano difícil para a economia, os brasileiros não deixarão de presentear seus amigos e familiares. No entanto, pretendem gastar um pouco menos. Por isso, mais do que em qualquer outra época do ano, as empresas precisam ser assertivas, captar a atenção do cliente e converter. Para que as empresas sejam bem sucedidas nessa empreitada, é preciso otimizar o uso de dados no Natal.

 

A melhor forma de otimizar o uso de dados é fazer o que os dados podem fazer de melhor: segmentar e personalizar. Esta ação pode ser aplicada em várias ferramentas de marketing. Por exemplo:

1 – Segmentação de público-alvo para campanhas em mídia programática.

2 – Segmentação de listas de e-mail marketing.

3 – Personalização de vitrine, conteúdo, layout e/ou site

 

Como segmentar e/ou personalizar as ações de marketing e otimizar o uso de dados no Natal

O passo a passo funciona da seguinte forma:

 

1 – Definir seu objetivo de marketing

Lembre-se: objetivo que é objetivo tem data e quantidade definidas. Provavelmente, sua data seja o Natal e a quantidade refere-se a ROI, ticket médio, taxa de conversão ou outra métrica que você queira utilizar.

 

2 – Crie suas personas

Quais são as personas que estarão presentes nas suas estratégias para o Natal? Do que eles gostam? Em que fase da vida estão? Quais problemas enfrentam? De que forma o seu produto pode ajudá-lo?

buyer-persona

3 – Escolha os segmentos

Para atingir as personas que você definiu, de quais segmentos precisará? Faça uma análise dos seus dados 1st party (por quais páginas navegou, em quais banners clicou, quais e-mkt leu e assim por diante) e, também, dos seus dados 3rd party (gênero, idade, intenção de compra, afinidade com marcas e outros.).

A Navegg possui mais de 1400 segmentos disponíveis para uso divididos em dados demográficos, intenção de compra, temas de interesse, esportes que pratica, hobbies, fase da vida e outros. Confira a lista completa aqui. O destaque para o Natal fica por conta do onlineshoppers – internautas que gostam de comprar online – e do VHT (Verified Human Traffic)  – segmentos anti-fraude que garantem que o seu anúncio seja visto por pessoas e não por robôs.

 

4 – Personalize a mensagem, a abordagem e o layout

Depois de ter todo este trabalho para criar persona e encontrar segmentos, não adianta nada impactar a todos com a mesma mensagem. Será que um pai de família e uma mulher da geração dos millennials falam da mesma maneira, são influenciados pelos mesmos estímulos e estão interessados nos mesmos produtos? É preciso personalizar a mensagem de acordo com o perfil de cada um deles. Isso leva a ações mais assertivas.

 

5 – Meça

Com toda certeza, você não realizará apenas uma ação para impactar o seu cliente. Além disso, não será com apenas um impacto oriundo de uma ação de marketing que o seu cliente realizará a compra. Para ter uma visão holística da efetividade das suas ações e entender quais contribuíram para determinada etapa da jornada de compra, é preciso implantar um modelo de atribuição. Conheça a solução gratuita da Navegg que disponibiliza a ferramenta de atribuição.

 

A ferramenta capaz de colaborar com suas estratégias de marketing em todas as épocas do ano no sentido de conhecimento do consumidor, centralização dos dados 1st e 3rd party e ativação dos mesmos em ações de marketing, chama-se DMP (Data Management Platform). Saiba mais sobre a solução DMP da Navegg, aqui. A otimização do uso de dados no Natal é o que garantirá ações mais assertivas com um investimento mais efetivo. Para saber mais sobre o tema, conte conosco.

 

Boas vendas e feliz Natal!

Leia também

Gartner Hype Cycle e o Marketing Digital em 2020

O ano de 2020 chegou como um furacão, a pandemia explodiu e, com ela, a necessidade de adaptação a esta nova realidade. Assim como [...]

2017 Gartner Hype Cycle for Digital Marketing & Advertising

Como já é tradição, vamos analisar a edição de 2017 Gartner Hype Cycle – a consultoria americana de tecnologia dedicada a analisar vários setores [...]

8 tendências para 2017

A Navegg fez um estudo e apresenta as 8 tendências para 2017 e o marketing digital.