Você precisa conhecer a audiência do seu site.

Descubra o que significa conhecer a sua audiência, como e porque fazê-lo.

Você precisa conhecer a audiência do seu site.

Ao falar sobre conhecer a audiência do seu site não estamos falando de informações rasas: saber se são homens ou mulheres ou qual sua idade aproximada. Nem de conclusões óbvias como: tenho um e-commerce de roupas femininas, logo, meu público é composto por mulheres que gostam de moda. Muito menos de informações adquiridas com base em palpites.

Estamos falando de um conhecimento mais profundo e científico. Sobre quais temas essa audiência se interessa? Com que trabalha? Com que outras marcas e produtos, além do seu, eles tem afinidade? O que os motiva na hora de comprar? São mais racionais ou mais emocionais? Têm o mesmo comportamento de compra em todas as indústrias do mercado? O que buscam no seu site? Como navegam? Onde clicam? Que páginas visitam?

 

Por que conhecer a audiência do seu site?

Imagine um palestrante que faz um discurso sem saber para quem vai falar. Certamente ele errará a abordagem, não dirá o que a plateia precisa ouvir, abordará tópicos que estão longe da realidade dessas pessoas e muito outros erros. No marketing digital, a lógica é a mesma. Saber quem é a pessoa que está passando pelo seu site e ter o máximo de informações sobre elas é essencial para trazer relevância e apoiar suas ações de marketing. Confira alguns exemplos de como esse conhecimento potencializa as suas estratégias:

 

Estratégia de marketing Conhecer a audiência do seu site ajuda a…
Compra de anúncios …escolher as segmentações de público, a abordagem e os canais que serão usados.
Produção de conteúdo …definir sobre quais temas escrever e qual abordagem utilizar.
Construção de personas …ter mais informações para estruturar as características de um cliente típico.
Criar novos produtos e serviços …entender o cenário do cliente, saber do que ele está precisando e oferecer isso a ele.
Parcerias …definir com quais empresas faria sentido firmar uma parceria.
Automação de marketing …pensar em mensagens direcionadas e automáticas de acordo com as características dessa audiência e da etapa da jornada de compra em que se encontra.
Construção e atualização do site …decidir a hierarquia das informações e o que precisa ser alterado com base na navegação deles pelo seu site.

Como fazer?

Existem várias maneiras de conhecer a audiência do seu site. O ideal é monitorar todas elas para ter um perfil completo da sua audiência.

  • Plataformas analytics com dados quantitativos – esta plataforma trará informações sobre pageviews, em que site o internauta navegou antes de chegar no seu, se ele completou alguma ação, quantos entraram, por quanto tempo ficaram, quantos o abandonaram e etc.
  • Heat maps e session recordings – a primeira ferramenta também é conhecida como mapa de calor e te mostra como navegam pelo seu site: onde clicam, como movimentam o mouse na tela, até onde rolam a página e etc. A segunda tem a mesma finalidade e grava sessões. Ou seja, você assiste um internauta navegando pelo seu site. São ótimas para as estratégias de UX.
  • Identificação de navegação no próprio site – plataformas que mostram quais páginas foram visitadas e que ações foram realizadas por cada internauta dentro do seu site. São ótimas para estratégias de retenção e automação de marketing.
  • Plataformas analytics com dados comportamentais – estas plataformas não te dirão quantos navegaram pelo seu site mas sim quem são eles. Ou seja, traçam um perfil comportamental dos visitantes do seu site.

O conhecimento que todas estas plataformas trazem somado ao que você já sabe sobre os seus visitantes é a combinação certa para ações mais assertivas.

Boa sorte!

Leia também

Gartner Hype Cycle e o Marketing Digital em 2020

O ano de 2020 chegou como um furacão, a pandemia explodiu e, com ela, a necessidade de adaptação a esta nova realidade. Assim como [...]

2017 Gartner Hype Cycle for Digital Marketing & Advertising

Como já é tradição, vamos analisar a edição de 2017 Gartner Hype Cycle – a consultoria americana de tecnologia dedicada a analisar vários setores [...]

8 tendências para 2017

A Navegg fez um estudo e apresenta as 8 tendências para 2017 e o marketing digital.