O final do ano se aproxima. Muitos e-commerces estão preocupados em preparar o seu e-commerce para 2015. O e-commerce no Brasil cresce a cada ano e, em 2014, a previsão, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), é de que o faturamento feche com R$39 bilhões e o crescimento seja 26% maior que 2013.
Assim, para que a receita do comércio eletrônico continue crescendo, é preciso que o varejo online já comece a se planejar para o ano de 2015. As compras de final de ano, como as promoções do Black Friday e os presentes de Natal, alavancam as vendas e contribuem para que o próximo ano comece com um grande faturamento. Mas, quais as tendências para que 2015 seja tão bom quanto 2014 para o e-commerce brasileiro?
- Auge dos mobiles
Assim como o interesse pelos produtos, a maneira de comprar mudou e, com os smartphones, tablets e notebooks em alta, as plataformas de compras e pagamentos online devem se adaptar aos mobiles. É importante que as páginas estejam de acordo com cada tipo de dispositivo, sem perder a qualidade nem influenciar na navegação do consumidor.
- Credibilidade
Alguns internautas ainda têm receios de realizar compras onlines com medo de não receberem os produtos ou de terem seus cartões de créditos fraudados, por exemplo. Assim, não pergunte muito sobre o seu cliente, apenas o necessário. Remover etapas desnecessárias durante a finalização da compra e ter um sistema de processamento de pagamento que tenha um selo anti-fraude passa segurança ao cliente. Além disso, é importante ter um sistema de chat online, o qual pode tirar as dúvidas dos usuários em tempo real.
- Conteúdo interativo
O marketing de conteúdo ganhou um grande espaço em 2014 e será ainda mais importante em 2015. O consumidor gosta de interagir com a marca e o produto, principalmente por meio das redes sociais. Blogs com conteúdos exclusivos, vídeos, infográficos, chats, textos informativos sobre as mercadorias, entre outros, são meios extramamente importantes para o diálogo entre o cliente e a empresa.
- Personalização
Entregar o produto de acordo com os gostos e necessidades do cliente é um grande diferencial das marcas. A coleta de dados de audiência para a realização de campanhas personalizadas é, hoje, uma das principais estratégias do marketing digital. Com a segmentação dos consumidores em grupos de acordo com o seu perfil e comportamento de compra, são realizadas mensagens direcionadas como, por exemplo, o lançamento de um novo smartphone para aqueles que são aficionados por tecnologia. Soluções como Navegg E-commerce te ajudam a realizar esse tipo de tarefa.
Imediatismo, flexibilidade, criatividade e interatividade serão as palavras-chave para o crescimento do comércio eletrônico no próximo ano. Prepare seu e-commerce para 2015 e Feliz Ano Novo.