Já listamos cinco grandes benefícios de segmentar a audiência pode trazer a portais. Duas das vantagens mencionadas eram diretamente ligadas à publicidade: o aumento da receita do chamado inventário não-garantido e a criação de linhas adicionais de receita garantida. Vamos examinar um pouco mais a fundo o que segmentar campanha pode fazer para a publicidade online. Hoje o nosso foco é o anunciante.
O sonho dourado de todos que anunciam na web é performance. A campanha pode ser de branding, sem ligação direta com geração de leads, mas mesmo nesses casos o que todo anunciante quer é atingir a maior parcela possível de seus públicos-alvos. ROI – retorno do investimento – é o que interessa, e fazer publicidade para audiências segmentadas pode ser um grande aliado. Vejamos como:
1. Hyper fine tuning: otimize peças, períodos, placements, internauta por internauta
O anunciante pode descobrir, por exemplo, que suas peças estão funcionando especialmente bem com o público feminino mas que têm performance ruim entre homens. A partir dessa informação, ele consegue desenvolver uma segunda linha criativa especialmente para o público masculino e atingir de maneira mais efetiva esse segmento.
2. Fale somente com quem interessa, mesmo que seu produto seja de nicho
Publicidade segmentada por meio de soluções como a Navegg ajudam a eliminar essa perda, fazendo as campanhas serem direcionadas apenas para os segmentos desejados, internauta por internauta. Assim, o investimento se concentra na audiência que o anunciante quer atingir, aumentando tanto performance (cliques, vendas), quanto o brand awareness, nas faixas de público que interessam para o seu produto.
3. Performance: faça lances certeiros e diminua seu CPA
A princípio parece muito bom somente para publishers, mas o RTB abre aos anunciantes a possibilidade de otimizar também a compra de mídia, fazendo ofertas seletivamente, alternando preços de acordo com situações específicas. E, nesse cenário, uma das melhores armas é segmentar campanha. Ela permite aos anunciantes dar (bons) lances somente quando o internauta pertence a seu público-alvo, oportunidade em que a chance de conversão – muito mais que cliques: compras, cadastros etc – é mais alta. Como a maior parte das redes de performance cobra por clique, ter uma taxa de conversão alta significa menos cliques para atingir mais conversões – ou seja, um custo por conversão (CPA) menor.
4. Landing pages: só clicar não é suficiente
Soluções para segmenta campanha como a Navegg possibilitam a criação de landing pages específicas para cada público, casadas com peças já segmentadas ou mesmo em campanhas sem segmentação alguma.
5. Recuperação, cross sell e up sell: todo o poder de segmentar campanha
Segmentar campanha não é mais uma busca impossível. Por meio da criação de segmentos customizados, o anunciante pode “marcar” internautas e atingir somente eles em ações bastante específicas, em qualquer lugar da internet.