5 motivos para segmentar campanha online

A Navegg lista para você por que segmentar campanha da sua marca ou da marca do seu cliente.

5-motivos-para-segmentar-a-sua-campanha-online

Já listamos cinco grandes benefícios de segmentar a audiência pode trazer a portais. Duas das vantagens mencionadas eram diretamente ligadas à publicidade: o aumento da receita do chamado inventário não-garantido e a criação de linhas adicionais de receita garantida. Vamos examinar um pouco mais a fundo o que segmentar campanha pode fazer para a publicidade online. Hoje o nosso foco é o anunciante.

O sonho dourado de todos que anunciam na web é performance. A campanha pode ser de branding, sem ligação direta com geração de leads, mas mesmo nesses casos o que todo anunciante quer é atingir a maior parcela possível de seus públicos-alvos. ROI – retorno do investimento – é o que interessa, e fazer publicidade para audiências segmentadas pode ser um grande aliado. Vejamos como:

1. Hyper fine tuning: otimize peças, períodos, placements, internauta por internauta

Muitas vezes são veiculadas campanhas que devem atingir diversos públicos, mas que, na verdade, funcionam bem apenas com parte deles. E geralmente os anunciantes nem ficam sabendo disso! (Ou, pelo menos, não a tempo de poderem mudar algo.) Segmentar campanha pode fornecer, em tempo real, informações valiosas sobre a performance de peças, períodos de veiculação, seções, posições e outras informações sobre campanhas online.

O anunciante pode descobrir, por exemplo, que suas peças estão funcionando especialmente bem com o público feminino mas que têm performance ruim entre homens. A partir dessa informação, ele consegue desenvolver uma segunda linha criativa especialmente para o público masculino e atingir de maneira mais efetiva esse segmento.

 

2. Fale somente com quem interessa, mesmo que seu produto seja de nicho

Como vimos acima, atingir o público-alvo, sem desperdícios, é o objetivo de todo anunciante. No planejamento tradicional, focado em placement (ou seja, determinado pelo local onde a publicidade é veiculada), o anunciante trabalha com a média do público: a compra é guiada pela maior audiência que os sites têm, e sempre há “sobras”, pessoas atingidas que não fazem parte do target desejado. Quanto mais horizontal o site, e mais de nicho o anunciante, maior o desperdício.

Publicidade segmentada por meio de soluções como a Navegg ajudam a eliminar essa perda, fazendo as campanhas serem direcionadas apenas para os segmentos desejados, internauta por internauta. Assim, o investimento se concentra na audiência que o anunciante quer atingir, aumentando tanto performance (cliques, vendas), quanto o brand awareness, nas faixas de público que interessam para o seu produto.

 

3. Performance: faça lances certeiros e diminua seu CPA

Alô, anunciantes de performance: essa é para vocês! :) Conhece a sigla RTB? Ela significa real time bidding – leilão em tempo real. Trata-se de modalidade de precificação de mídia que – grosso modo – otimiza o inventário de editores e redes de publicidade ao fazer anunciantes disputarem, via lances, cada oportunidade de impressão de anúncio.

A princípio parece muito bom somente para publishers, mas o RTB abre aos anunciantes a possibilidade de otimizar também a compra de mídia, fazendo ofertas seletivamente, alternando preços de acordo com situações específicas. E, nesse cenário, uma das melhores armas é segmentar campanha. Ela permite aos anunciantes dar (bons) lances somente quando o internauta pertence a seu público-alvo, oportunidade em que a chance de conversão – muito mais que cliques: compras, cadastros etc – é mais alta. Como a maior parte das redes de performance cobra por clique, ter uma taxa de conversão alta significa menos cliques para atingir mais conversões – ou seja, um custo por conversão (CPA) menor.

 

4. Landing pages: só clicar não é suficiente

Cada clique é uma conquista, mas é preciso ir além e transformá-lo em resultados. E as chamadas landing pages, as páginas às quais o internauta é direcionado após o clique, têm papel fundamental nisso. Por mais atraente que seja a peça, se ela levar o visitante a uma página que não faça ofertas especialmente interessantes para ele, de nada adianta o esforço.

Soluções para segmenta campanha como a Navegg possibilitam a criação de landing pages específicas para cada público, casadas com peças já segmentadas ou mesmo em campanhas sem segmentação alguma.

 

5. Recuperação, cross sell e up sell: todo o poder de segmentar campanha

O cliente chegou ao seu site, clicou na página de contato mas não chegou a escrever o e-mail? Ou ele comprou um produto na sua loja e você pretende fazer a ele ofertas complementares? Como encontrar esse internauta depois que ele deixou o seu site?

Segmentar campanha não é mais uma busca impossível. Por meio da criação de segmentos customizados, o anunciante pode “marcar” internautas e atingir somente eles em ações bastante específicas, em qualquer lugar da internet.

Leia também

As intenções de compra e as pesquisas do consumidor às vésperas do Natal.

Com a proximidade do Natal, os consumidores começam a realizar suas pesquisas e suas compras para a data.

Data-driven and daring: as 8 marcas mais ousadas

Conheça o que as 8 marcas mais ousadas fazem para desenvolver excelentes estratégias de marketing e não deixar seus clientes escaparem.

Montadora e portal se unem com Navegg para usar dados e alimentar campanhas on e offline

Navegg une a anunciante e portal para um case de sucesso da publicidade digital brasileira.