Entenda como realizar o behavioral targeting

Acompanhar o comportamento online do consumidor e seus hábitos de consumo são importantes para realizar behavioral targeting.

Entenda como realizar o behavioral targeting

Ações de behavioral targeting são muito utilizadas pelas empresas que desejam se diferenciar da concorrência no ambiente online, pois permitem individualizar o público-alvo, criar campanhas direcionadas, facilitar a experiência de navegação, saber por onde seus possíveis leads trafegam e como alcançá-los. Tais ações são possíveis porque o comportamento online do internauta, seus hábitos de consumo e suas motivações são observados por meio de seu histórico de navegação.

É importante ressaltar que o behavioral targeting não invade a privacidade do usuário, pois as informações são coletadas por meio de cookies e são guardadas num banco de dados como anônimos. Os internautas não são identificados. As informações definem o perfil dele, não de fato quem ele é.

Um exemplo de behavioral targeting que pode aumentar a taxa de cliques de uma campanha por atingir um público que está realmente interessado no produto, é quando um consumidor busca por um smartphone num e-commerce de eletrônicos, mas não realiza a compra por motivos de preço, cor, frete e etc. Ao acessar outras páginas, que não têm relação com tecnologia, o internauta pode receber diversos banners sobre o celular que ele não comprou com promoções ou ofertas que vão de encontro com necessidades do perfil de compra dele. Assim, as chances de ele voltar ao site e comprar o smartphone aumentam.  Essa é uma das técnicas utilizadas pelo behavioral targeting. Ou seja, é um diálogo entre o consumidor e a marca entregando a mensagem de acordo com o comportamento online dele.

customer

Tanto os anunciantes, quanto os veículos podem utilizar essa estratégia digital. Para os primeiros, com a segmentação de anúncios é possível investir em canais onde seu público está mais presente e com os quais tem maior afinidade. Já para os segundos, é possível ampliar a receita publicitária mostrando aos anunciantes quais tipos de interesse estão presentes em páginas que são pouco acessadas, por exemplo, confirmando a qualidade do inventário.

Com os dados disponibilizados pelas soluções Navegg, é possível  conhecer a audiência de um site, descobrir por quais sites ela trafega e outras informações que permitem a realização de ações de behavioral targeting. Ficou interessado? Entre em contato conosco.

 

Leia também

Gartner Hype Cycle e o Marketing Digital em 2020

O ano de 2020 chegou como um furacão, a pandemia explodiu e, com ela, a necessidade de adaptação a esta nova realidade. Assim como [...]

2017 Gartner Hype Cycle for Digital Marketing & Advertising

Como já é tradição, vamos analisar a edição de 2017 Gartner Hype Cycle – a consultoria americana de tecnologia dedicada a analisar vários setores [...]

8 tendências para 2017

A Navegg fez um estudo e apresenta as 8 tendências para 2017 e o marketing digital.