O que é Data Management Platform (DMP)?

Confira o que é DMP e como os publishers e anunciantes utilizam essa tecnologia.

O que é Data Management Platform (DMP)?

Com milhões de dados sendo acumulados a partir de diversas fontes, surgiu a necessidade de ter uma tecnologia que coletasse, organizasse e ativasse essas informações. A partir daí, surgiu o Data Management Platform (DMP), com o qual é possível analisar as informações num lugar só.

Em síntese, o que um DMP faz é centralizar e mesclar dados 1st, 2nd e 3rd party para que possam ser acionados em diversas plataformas. Funciona assim: a coleta pode ser realizada tanto de first party data (informações do próprio site ou de CRM, por exemplo), quanto de second party data (dados de parceiros), como de third party data (dados de terceiros). Em seguida, é realizada a organização dos dados a partir da demografia, hábitos de consumo, interesses, entre outros temas. Por fim, o acionamento dessas informações acontece de diferentes formas para anunciantes e publishers.

Por parte dos anunciantes, pode acontecer a realização de retargeting, lookalike, atribuição de campanha, web analytics, business intelligence, entre outros. Eles podem comprar mídia por meio das trading desks e DSPs, obtendo maior otimização na entrega das campanhas, pois atingirão o seu público-alvo exato, uma vez que o processo de RTB auxilia na compra de audiência segmentada.

Já os publishers, podem qualificar o seu inventário com as informações disponibilizadas pela tecnologia DMP. O público que acessa os portais pode ser segmentado de acordo com seus interesses e perfil de navegação, por exemplo. Assim, por meio de relatórios, os publishers utilizam essas informações para qualificar a venda dos espaços de anúncios.

o-que-e-data-management-platform-dmp

Com os DMPs, os dados podem ser disponibilizados em plataformas de venda de mídia como Ad Networks e Ad Exchanges. Assim, os publishers podem vender as informações da sua audiência para que elas sejam utilizadas fora do seu site.

Com essa tecnologia, as informações são baseadas no comportamento da audiência e não apenas no conteúdo das páginas. Por exemplo, uma campanha de artigos esportivos pode ser veiculada para o público que acessa a seção de economia, pois, com os dados, é possível reconhecer aqueles que se interessam por ambas as áreas.

O DMP é uma tecnologia importante para o marketing pois essas informações são utilizadas para conhecer melhor o público, ampliar o alcance da audiência, gerar insights e permitir decisões mais inteligentes na otimização das estratégias digitais.

 

Confira por que um DMP é importante para agências e anunciantes.

Confira por que um DMP é importante para publishers.

Leia também

Gartner Hype Cycle e o Marketing Digital em 2020

O ano de 2020 chegou como um furacão, a pandemia explodiu e, com ela, a necessidade de adaptação a esta nova realidade. Assim como [...]

2017 Gartner Hype Cycle for Digital Marketing & Advertising

Como já é tradição, vamos analisar a edição de 2017 Gartner Hype Cycle – a consultoria americana de tecnologia dedicada a analisar vários setores [...]

8 tendências para 2017

A Navegg fez um estudo e apresenta as 8 tendências para 2017 e o marketing digital.