Você ainda mede suas campanhas com CTR?

Há outras KPIs importantes a serem medidas, além do CTR.

navegg-voce-ainda-mede-suas-campanhas-com-ctr

Na hora de medir uma campanha, muitos profissionais avaliam o CTR, do inglês, click-through rate. Também chamada de taxa de cliques, é uma forma de mensurar o sucesso de uma campanha de publicidade online. Divide-se o número de cliques pelo número de impressões.

 

No entanto, isolada, essa KPI não diz muita coisa. Ela informa apenas qual a porcentagem de internautas clicou numa campanha, tendo com base quantas a visualizaram. Porém, sabemos que o que importa é quantas foram realmente impactadas por ela. Afinal, sabemos que muitos clicam em campanhas mas não seguem na jornada de compra. Você prefere que mil internautas cliquem no seu anúncio e apenas três comprem ou que 100 cliquem no seu anúncio e três comprem?

 

navegg-voce-ainda-mede-suas-campanhas-com-ctr

 

Óbvio que a segunda opção é a melhor. Para chegar a essa conclusão, você precisará cruzar o CTR com a informação de quantas pessoas converteram a partir de uma campanha. Para a ter a informação de conversão, terá que rastrear a origem delas com parâmetros que permitam que o seu DMP ou o seu Analytics saiba que a visita em questão é oriunda de uma ação de marketing.

 

Outro fato a ser considerado é que nem todas as campanhas trabalham para converter. Algumas atuam em outras fases na jornada de compra. Por isso, é importante medir também quem iniciou, participou e converteu a partir de determinada campanha. Ou seja, quem está na fase de conhecimento, consideração e decisão, respectivamente.

Leia também

Gartner Hype Cycle e o Marketing Digital em 2020

O ano de 2020 chegou como um furacão, a pandemia explodiu e, com ela, a necessidade de adaptação a esta nova realidade. Assim como [...]

2017 Gartner Hype Cycle for Digital Marketing & Advertising

Como já é tradição, vamos analisar a edição de 2017 Gartner Hype Cycle – a consultoria americana de tecnologia dedicada a analisar vários setores [...]

8 tendências para 2017

A Navegg fez um estudo e apresenta as 8 tendências para 2017 e o marketing digital.