DDMA – o norte da publicidade e do marketing

Pesquisa feita produzida e publicada pela GDMA e pelo Winterberry Group, com o patrocínio da MediaMath, revela a importância do uso de dados na publicidade e no marketing.

DDMA - o norte da publicidade e do marketing

Data Driven Marketing and Advertising – ou DDMA – é a utilização de dados para orientar estratégias e decisões de marketing e publicidade. Esta tem sido a realidade de cada vez mais profissionais. De acordo com a citada pesquisa da GDMA e do Winterberry Group realizada com quase 3.000 profissionais de marketing e comunicação em 17 mercados globais, 81,3 % descreveram que os dados são importantes para o trabalho deles e 59,3% ainda os julgaram como fundamental para o desempenho de suas atividades, geração de estratégias e esforços de engajamento com a audiência.

 

As práticas de DDMA podem ser divididas em:

 

  • Comprar dados de terceiros (como, por exemplo, listas de e-mail, segmentos em plataformas de mídia programática, etc.) para auxiliar a segmentação das campanhas de marketing.
  • Medir os resultados de campanhas em canais de marketing individuais (por exemplo, apenas em um tipo de campanha, como mala direta).
  • Segmentar dados para atingir e engajar o público alvo (e/ou B2B) de forma mais eficiente.
  • Medir os resultados da campanha em vários canais de marketing (por exemplo, alocando um mix de mídia e segmentação de clientes em diversos canais, como mala direta, e-mail e publicidade digital).
  • Manter bancos de dados para hospedar informações sobre clientes e/ou prospects.

 

As mais utilizadas são as três últimas com cerca de 47% dos respondentes usando cada uma delas.

 

Dados - o norte da publicidade e do marketing

Motivação para usar o DDMA

Para avaliar os fatores que mais motivam os profissionais a usar o DDMA, foi solicitado a eles que atribuíssem uma nota para cada fator numa escala de 1 a 5 (sendo 5 um fator que motiva muito o investimento). O resultado foi:

  1. Assim como em 2014, os respondentes revelaram que o que mais motiva os profissionais a usar essa estratégia é a centralização no cliente que ela permite (nota 3,88).
  2. Em segundo lugar ficou o desejo de se alinhar com as preferências de mídia dos consumidores (nota 3,60).
  3. Em terceiro lugar veio a disponibilidade/utilidade da tecnologia de marketing e publicidade (nota 3,56).   

 

Investimento

O investimentos em DDMA aumentou para 56,3% dos respondentes. De todos os canais de DDMA, o foco continua sendo a mídia digital. Sendo que, desses, o investimento que mais aumentou em 2015 (numa escala de 1 a 5, com 5 indicando que os gastos aumentaram “significativamente”) foi em:

  • Redes sociais (nota 3,97)
  • Conteúdo web -incluindo otimização de sites (nota 3,96)
  • Search – SEO/SEM (nota 3,85)
  • Canais de anúncios de display (nota 3,83)

 

Futuro

É certo que o DDMA vêm se tornando cada vez mais presente nas atividades dos profissionais de publicidade e marketing e a perspectiva é que esse cenário só se consolide. O que nos leva a afirmar isso é que:

  • 68,6% dos respondentes espera investir ainda mais em estratégias de DDMA em 2016.
  • Os participantes afirmaram que a perspectiva para os próximos anos é que o investimento na execução de campanhas digitais cresça.
  • 74,1% dos entrevistados se declarou confiante no DDMA e em seu potencial de crescimento futuro.

Leia também

Navegg Serviços oferece inteligência para operação das suas plataformas

Sua empresa já sentiu que contratou plataformas, nas não utiliza o potencial completo? Em geral, esse erro acontece por dificuldades na implantação ou operação [...]

OPI, One Pageview Insight – Navegg lança tecnologia para segmentação sem cookies

Com a Lei Geral de Proteção de Dados, vigente desde 2020, é necessário pensar em ações e estratégias para as ações de marketing sem [...]

Navegg Vision: plataforma que permite consultar seus dados

Você sabe de que forma seu conjunto de dados de navegação formam seu perfil na internet? Ou quantas vezes já foi impactado por alguma [...]