Como montar um Mídia Kit

Um Mídia Kit completo e marcante é o segredo para impressionar os anunciantes.

Como montar um Mídia Kit

O que é um Mídia Kit?

Mídia Kit é uma apresentação comercial de um blog ou portal. Ele serve para apresentar o blog, suas características e quem o acessa a fim de convencer os anunciantes que aquele é um bom lugar para anunciar. O mídia kit não possui um formato específico mas tem algumas diretrizes que devem ser seguidas.

 

Que informações deve conter?

  • Breve descrição sobre o blog e o blogueiro
  • Justificativa de porque anunciar nesse blog

Você pode incluir diferenciais do seu blog e dados de mercado sobre o tema que você escreve para te ajudar nessa argumentação.

  • Informações quantitativas sobre o blog e as redes sociais

Por exemplo: visitantes, seguidores, usuários únicos, pageviews, duração da visita e etc.

  • Perfil do público
  • Cases de sucesso

Divulgações que já foram realizadas e anunciantes que já usaram aquele blog para veicular seus anúncios.

  • Formatos disponíveis

Isso dependerá do layout do seu site e do tipo de banner que ele permite. Inclua posts em mídias sociais, publieditorial, participação em eventos, resenha e/ou outros, se você realizar essa(s) modalidade(s).

  • Tabela de preços

Alguns blogueiros preferem não divulgar esses dados no mídia kit e enviá-los depois para o anunciante.

  • Dados de contato

 

Perfil do público

Dê atenção especial para essa etapa. Muitos blogueiros se limitam a descrever sua audiência apenas com informações de gênero, faixa etária, escolaridade e renda mensal. Essas informações são importantes mas você pode ir além. Lembre-se: quanto mais informações você tiver sobre a sua audiência, mais poderá cobrar por isso e mais oportunidades se abrirão.

Nossa sugestão é incluir

  • que produtos eles consomem
  • através de qual tecnologia eles acessam o seu site
  • onde estão localizados
  • se são mais racionais ou emocionais na hora de comprar
  • se já compraram algum produto após ler um release seu
  • entre outras

As informações listadas podem ser adquiridas por meio de pesquisa ou de soluções como a da Navegg para sites, blogs e e-commerces.

 

Design

Invista no design do mídia kit para garantir que as informações estejam organizadas e sejam transmitidas com clareza e de forma esteticamente agradável. Além disso, mantenha seus dados sempre atualizados.

 

Divulgação

Com o documento pronto é hora de divulgá-lo. Você pode fazer isso criando uma página específica no seu blog, disponibilizando o pdf do documento para download e solicitando o e-mail de quem o fez ou enviando diretamente o documento para potenciais anunciantes que o solicitarem ou autorizarem seu envio.

Nessa etapa a importância de ter mais informações sobre a sua audiência por meio de soluções como a da Navegg entra em cena novamente. Isso porque hoje você escreve sobre um tema e comercializa seu inventário para anunciantes do mesmo ramo. Por exemplo, seu blog é sobre moda e você negocia com lojas de roupas. Conhecendo melhor a sua audiência você pode descobrir perfis que navegam pelo seu blog e daí podem surgir grandes oportunidades. Seguindo aquele exemplo, você pode analisar que amantes de esportes acessam seu blog de moda e pode ser uma boa ideia fazer negócio com empresas de moda esportiva ou moda fitness.

Atenção: em casos específicos como o do exemplo acima, é interessante montar um mídia kit específico para esse anunciante enfatizando os benefícios dessa parceria que pode parecer inusitada para ele.

 

Exemplos de mídia kit

É importante não copiar nenhum mídia kit que você tenha visto pois esse é um espaço para você mostrar a personalidade do seu blog. Confira uma lista de mídia kits para se inspirar.

 

Leia também

Por que seu site precisa de Navegg

Confira os 4 simples e poderosos motivos que separamos para explicar por que seu site precisa da nossa tecnologia.

Mídia programática: o que é e quando devo usar?

Muito se fala da tal mídia programática mas para muitos ainda não está claro o que é nem se é a solução adequada para [...]

Sete dicas para ter sucesso na Black Friday

Listamos sete dicas para ter sucesso na Black Friday, uma grande oportunidade de aumentar as vendas para aqueles que souberem aproveitá-la.