As intenções de compra e as pesquisas do consumidor às vésperas do Natal.

Com a proximidade do Natal, os consumidores começam a realizar suas pesquisas e suas compras para a data.

O Natal é a data mais importante do comércio brasileiro. Historicamente, Natal, Black Friday e Dia das Mães são as datas que mais aquecem o comércio. Por ser uma data na qual todos estão buscando presentes para todos, o Natal sempre se destaca. A previsão para 2018, não é diferente. Apesar do país ainda sofrer as consequências de uma crise econômica, a queda da inflação e dos juros fez com que a expectativa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) fosse revisada positivamente. O cálculo é que a data seja responsável por um faturamento de R$ 34,5 bilhões, 2,8% maior que no ano passado.

 

Em vista deste cenário, comerciantes de todo o país estão se preparando para colocar suas campanhas de marketing de Natal no ar para impactar os consumidores e atrair mais vendas. Para ajudá-los nesta tarefa, a Navegg analisou na sua rede os consumidores que já estão demonstrando interesse pelo Natal – ou seja, pesquisando por produtos relacionados à data – e observou algumas informações sobre o perfil deles. Tais como:

 

Intenção de compra

Estes são os produtos pelos quais estes consumidores demonstraram maior intenção de compra. Isso significa que há uma boa quantidade de consumidores interessados em comprar estes itens no Natal. É importante ficar de olho nesta oportunidade.

Como aproveitar esta informação: dados de intenção de compra são ótimos para serem utilizados com estratégias para fundo de funil. Afinal, trata-se de produtos que estas pessoas estão prontas para comprar.

natal-intencao-de-compra

 

Temas de interesse

Nem só de compras vive o consumidor no Natal. Eles também pesquisam alguns temas capazes de enriquecer as suas festas. Tais como:

  • Dicas de presentes;
  • Informações de turismo para as suas viagens;
  • Dicas de vinhos para a Ceia;
  • Indicações sobre looks para as festas para as crianças;
  • Orientações para montagem de cardápio e decoração de festas.

Como aproveitar esta informação: dados de temas de interesse são ótimos para estratégias de topo e meio de funil. São ótimos ganchos para chamar a atenção do seu consumidor. Um e-commerce de óculos escuros, por exemplo, pode elaborar textos sobre dicas de presentes para o Natal – e incluir alguns modelos de óculos na lista -, sugestões de destinos para viagem – e incluir na lista algumas opções de locais com Sol para linkar com os produtos da loja – e assim por diante.

natal-pesquisados

 

Navegg EveryOne

Seguindo a análise, a Navegg observou em que proporção os clusters do Navegg EveryOne – metodologia própria que classifica os consumidores de acordo com razão, emoção e os fatores que mais influenciam os hábitos de consumo no ambiente digital – estão pesquisando temas relacionados ao Natal. Os três principais foram:

  • Seguidores (31%) – cluster daqueles que desejam passar a impressão de estarem na moda e sempre conectados.
  • Transformadores (20%) – grupo dos que estão em busca de produtos que sejam política e ecologicamente corretos e aceitam pagar mais por isso desde que o valor seja justificável.
  • Vencedores (15%) – aqueles que valorizam a exclusividade e tendem a pagar mais por isso, mas são os que mais analisam as variáveis que definem o custo-benefício daquilo que desejam adquirir.

Como aproveitar esta informação: a metodologia Navegg EveryOne pode ser um bom norte para abordagem da campanha. Os seguidores, por exemplo, se encantam por produtos da moda e tendem a seguir tendências. Logo, se você pretende atingí-los em sua campanha, pode chamar celebridades ou influenciadores digitais para fazer as campanhas ou mostrar como o produto está sendo testado e aprovado por vários consumidores. Por exemplo, exibindo depoimentos e vídeos deles falando sobre o produto. Conheça as características e dicas para abordagem de cada cluster na página do Navegg EveryOne.

natal-everyone

 

Navegg EveryBuyer

Graças à metodologia Navegg EveryBuyer – que analisa o comportamento de compra do consumidor em cada uma das 13 principais indústrias -, a Navegg conseguiu ordená-las de acordo com quais os consumidores estão demonstrando mais afinidade às vésperas do Natal. Confira abaixo. 

Como aproveitar esta informação: a metodologia Navegg EveryBuyer lista os três principais perfis em cada uma das 13 indústrias do mercado. Ver a sua indústria nas primeiras colocações é excelente pois significa que muitos consumidores estão buscando-a, mas também siginifica que a concorrência será mais acirrada.

natal-everybuyer

 

Go deeper

Para extrair informações como essas sobre o seu site, comece pela nossa solução gratuita.

Se você está programando campanhas de mídia programática para o seu Natal, não deixe de conferir o estudo que fizemos sobre quais são os segmentos de audiência de maior afinidade com o seu ramo de mercado para a data. Entre em contato conosco para recebê-lo!

Leia também

Data-driven and daring: as 8 marcas mais ousadas

Conheça o que as 8 marcas mais ousadas fazem para desenvolver excelentes estratégias de marketing e não deixar seus clientes escaparem.

Montadora e portal se unem com Navegg para usar dados e alimentar campanhas on e offline

Navegg une a anunciante e portal para um case de sucesso da publicidade digital brasileira.

Como aplicar e usar um KPI

KPI é necessário para mensurar as ações de marketing e verificar a efetividade de cada uma delas.