Conhecendo os dados Navegg

Observados, inferidos ou comportamentais, os dados Navegg ajudam empresas de todos os tipos e portes a segmentar suas ações e conhecer sua audiência.

navegg-dados-post-2018

O core da Navegg é conhecer o internauta. Eles são classificados em mais de 1.400 segmentos. Entre essas classificações, estão dados demográficos, intenção de compra, uso de tecnologias e outros. As informações que a Navegg consegue obter sobre o internauta – os dados Navegg – se dividem em três tipos:

 

1 – Dados Observados

São aqueles que são observados durante a navegação do usuário, quando acessa a internet. Esse tipo de dados Navegg possui três subclassificações:

1.1 Aqueles que são imutáveis. Por exemplo:

  • tecnologia utilizada (dispositivo, sistema operacional, navegador)
  • tipo de conexão

1.2 Aqueles que se constroem com base na afinidade que um internauta tem com um tema. Por exemplo:

  • interesses
  • afinidade com marca

1.3 Aqueles que são temporários pois estão relacionados a um desejo ou necessidade momentânea, ou seja, que extinguirá no momento em que a compra seja concluída. Por exemplo:

  • intenção de compra

 

2 – Dados Inferidos

Nem todos os dados podem ser observados. Para não depender dessa forma limitada de captação de dados, é possível inferi-los por meio de uma análise do comportamento de navegação dos internautas. Para realizar essa inferência, a Navegg possui um algoritmo proprietário que é alimentado por cada  categoria de conteúdo visitado pelo usuário.

Por exemplo: Pessoas que acessam conteúdos de esportes são majoritariamente homens, de 35 a 59 anos. Por outro lado, pessoas que compram acessórios para carros pela internet são homens, na faixa de 18 a 59 anos, em sua maioria. Já quem acessa notícias sobre economia normalmente tem mais de 35 anos é da classe AB.

 

navegg-dados-2018

 

Após analisar o comportamento de navegação acumulado de um usuário, o algoritmo de inferência pondera cada um dos conteúdos e seus padrões demográficos e determina – com um grau elevado de assertividade – qual o perfil provável desse usuário. No exemplo dado, seria um homem, entre 35 e 59 anos, da classe AB. É importante dizer que os padrões  demográficos associados a cada contéudo são baseados em pesquisas de mercado de terceiros, que têm como metodologia painéis de usuários registrados.

Nesse tópico, se enquadram os seguintes critérios:

  • gênero
  • faixa etária
  • classe social
  • estado civil
  • escolaridade
  • área de atuação

 

3 – Dados Comportamentais

É uma mescla dos dados observados com os dados inferidos somada a uma camada de análise comportamental. Analisando esses dados Navegg, criamos duas metodologias:

  • Navegg EveryOne – oito grupos homogêneos em relação ao comportamento a partir de respostas dos internautas aos estímulos racionais ou emocionais associados ao poder de consumo, ambos sobrepostos às metodologias psicossociais clássicas, como a Pirâmide de Maslow e a Curva de Adoção.
  • Navegg EveryBuyer – Para desenvolver essa metodologia, a Navegg identificou fatores que influenciam uma compra. Tais como, poder aquisitivo, fator emocional, qualidade de vida, conhecimento sobre o produto ou a indústria que se pretende consumir, tendência e fase da vida.Com essas informações, descobriu que esses fatores influenciam o comportamento de compra diferentemente em cada uma das 13 indústrias do mercado.

Leia também

Navegg Serviços oferece inteligência para operação das suas plataformas

Sua empresa já sentiu que contratou plataformas, nas não utiliza o potencial completo? Em geral, esse erro acontece por dificuldades na implantação ou operação [...]

OPI, One Pageview Insight – Navegg lança tecnologia para segmentação sem cookies

Com a Lei Geral de Proteção de Dados, vigente desde 2020, é necessário pensar em ações e estratégias para as ações de marketing sem [...]

Navegg Vision: plataforma que permite consultar seus dados

Você sabe de que forma seu conjunto de dados de navegação formam seu perfil na internet? Ou quantas vezes já foi impactado por alguma [...]