Por que a sua campanha não está convertendo tanto

A razão pela qual sua campanha não converte tanto resume-se a uma única palavra.

navegg-por-que-a-sua-campanha-nao-esta-convertendo-tanto

Parece complexo, mas a verdade é que podemos resumir a razão que não deixa a sua conversão ser tão boa numa única palavra: relevância. Ou melhor, a falta dela. Relevância é a qualidade daquilo que é importante, que merece destaque e que é indispensável. Uma campanha relevante é aquela apresenta algo que tem valor para o cliente. Logo, ele não poderá deixar de interagir com ela. Logo, sua conversão será melhor. Separamos 4 dicas para tornar suas campanhas mais relevante e garantir melhores conversões. Vamos a elas:

 

1 – Observe para quem você está entregando a campanha

Como você define o seu público-alvo? Para ter uma boa conversão é preciso atingir as pessoas certas e a melhor forma de saber quem são elas é tendo um conhecimento completo sobre a sua audiência e um bom estudo de buyer persona.

 

buyer-persona

Saiba como definir uma buyer persona e no que ela diferencia de público-alvo aqui.

 

Dica: Escolha bem os segmentos. Por vezes, os anunciantes preferem segmentar uma campanha com uma grande quantidade de segmentos. O resultado é uma campanha específica demais e que atingirá pouquíssimas pessoas. Outros utilizam poucos segmentos e atingem um público muito genérico e abrangente. Em ambos os casos, a consequência é baixa taxa de conversão. O ideal é encontrar um equilíbrio entre a quantidade de segmentos, sua qualidade e volume de internautas impactados.

 

2 – Considere a jornada de compra

Pelo seu site, passarão pessoas que encontram-se em todas as fases da jornada de compra: descoberta, consideração e decisão.

 

navegg-a-jornada-de-compra-do-consumidor-esquema

Saiba mais sobre todas as etapas aqui.

 

A maioria das empresas prepara seus sites para receber apenas aqueles que encontram-se na última fase e perdem a oportunidade de construir um relacionamento com quem está nas duas primeiras. O resultado são conversões ruins e perda de possíveis conversões futuras.

 

Dica: Utilize um modelo de atribuição. Cada vez mais, o internauta vai para a Internet para buscar informações sobre um produto e não apenas para efetuar uma compra. Um modelo de atribuição permite que a empresa tenha uma visão completa de suas campanhas, saiba quais convertem melhor e quais contribuem para etapas anteriores à conversão. Por isso, se uma campanha não está convertendo tanto quanto o desejado, é o momento de analisar se o propósito dela é realmente o last-click, se ela contribui mais para outras etapas igualmente importantes, se ela precisa de alterações ou se deve ser cancelada.

 

3 – Avalie onde sua mensagem será veiculada

Analisar em quais redes sociais o seu público está presente e com quais veículos tem maior afinidade é decisivo para garantir que o público tenha interesse pelas informações ali apresentadas e, portanto, mais chances de converter.

 

4 – Utilize a abordagem correta

Na hora de montar a campanha, lembre-se de usar a abordagem e a linguagem adequada. Para isso, novamente, voltamos ao tema das Buyer Personas.

 

Após colocar a campanha no ar, atente-se para a etapa de análise dos resultados da campanha. Um erro comum nesse momento é considerar como conversão apenas o clique. O problema é que um clique num banner pode ser de um internauta que entrará no site para abandoná-lo logo após o seu carregamento. O ideal é ir além nessas métricas e olhar todo o processo de conversão.


Fique atento às dicas e boa sorte!

Leia também

Gartner Hype Cycle e o Marketing Digital em 2020

O ano de 2020 chegou como um furacão, a pandemia explodiu e, com ela, a necessidade de adaptação a esta nova realidade. Assim como [...]

2017 Gartner Hype Cycle for Digital Marketing & Advertising

Como já é tradição, vamos analisar a edição de 2017 Gartner Hype Cycle – a consultoria americana de tecnologia dedicada a analisar vários setores [...]

8 tendências para 2017

A Navegg fez um estudo e apresenta as 8 tendências para 2017 e o marketing digital.