O que considerar na hora de contratar um data provider

Como qualquer contratação, é preciso atentar-se a alguns aspectos para garantir o melhor serviço de data provider para a sua empresa.

navegg-o-que-considerar-na-hora-de-contratar-um-data-provider

Data provider, como o nome sugere, é uma empresa que fornece dados de audiência que serão classificados de diversas formas de acordo com a metodologia de cada provedor. Estes dados serão utilizados por AdNetworks, Ad Exchanges, DSPs, SSPs, redes sociais e/ou ferramentas de envio de e-mail.

 

Quer saber mais sobre todos estes termos? Acesse nosso glossário.

 

Teoricamente, quem precisa se preocupar com os aspectos a serem considerados na hora de contratar um data provider são as empresas que os utilizam diretamente. No entanto, agências, anunciantes, portais e outras empresas que fazem negócios com AdNetworks, Ad Exchanges, DSPs, SSPs e etc, precisam se informar sobre qual (quais) o (s) data provider (s) utilizado (s) por tais companhias para avaliar se os dados que serão disponibilizados nessas plataformas serão úteis para eles.

 

Portanto, os pontos a serem considerados são:

1. Cobertura

Nenhuma campanha será bem sucedida se não atingir uma boa quantidade de internautas. Por isso, é importante avaliar qual o volume de usuários únicos que a empresa disponibiliza para a região onde a sua campanha rodará. Lembre-se que o volume total não será a quantidade de pessoas atingidas por uma campanha pois no momento em que os segmentos forem acionados, consequentemente, este número diminuirá.

 

2. Tipos de segmentos

Ao contrário do primeiro tópico, o que importa neste segundo não é a quantidade mas sim a qualidade. É possível que um data provider tenha centenas ou milhares de segmentos mas nenhum ou poucos deles atendam a demanda das campanhas. Por isso, é importante garantir que o data provider em avaliação tenha um catálogo de segmentos bem variado para certificar-se que eles atenderão aos mais diversos tipos de público-alvo.

 

3. Metodologia de coleta

Um data provider não revelará “os ingredientes da sua Coca-Cola” mas é importante perguntar questões técnicas. Tais como: qual a “validade” do cookie, com qual frequência os dados são verificados, qual a fonte da coleta e quais são seus data points.

 

4. Metodologia de classificação

Cada empresa segue uma metodologia para classificar os dados que precisa segmentar. É importante entendê-la para analisar se está de acordo com as demandas da empresa.

 

É indiscutível a importância de usar dados nas ações de marketing para ser mais assertivo e otimizar o investimento em campanha. Por isso, fique atento às dicas, sucesso em suas campanhas e boa sorte!

Leia também

As intenções de compra e as pesquisas do consumidor às vésperas do Natal.

Com a proximidade do Natal, os consumidores começam a realizar suas pesquisas e suas compras para a data.

Data-driven and daring: as 8 marcas mais ousadas

Conheça o que as 8 marcas mais ousadas fazem para desenvolver excelentes estratégias de marketing e não deixar seus clientes escaparem.

Montadora e portal se unem com Navegg para usar dados e alimentar campanhas on e offline

Navegg une a anunciante e portal para um case de sucesso da publicidade digital brasileira.