Muito se fala sobre ter sucesso no programático e vê-se vários publishers cujos lucros oriundos dessa estratégia ultrapassam os da venda direta. No entanto, muitos não extraem todo o potencial que o programático pode oferecer.
Por quê?
Porque não consideram o programático como o foco da sua estratégia, mas sim como um “plus”, deixando, assim, de negociar uma boa parte do inventário.
O que as empresas que estão tendo sucesso no programático estão fazendo?
1 – Essas empresas encaram o programático como fundamental para seus negócios e veem suas vendas, diretas ou não, aumentarem.
2 – Combinam as análises das suas vendas diretas e não-diretas e levam em consideração o mercado onde estão inseridos quando fazem seus cálculos de vendas.
3 – Conhecem as necessidades de seus anunciantes, em termos de segmentação de audiência, e utilizam os dados que possuem para entregar essas segmentações e aumentar o valor do seu inventário.
4 – Contam com uma boa plataforma de mídia programática para disponibilizar seu inventário e buscar pelo melhor preço de venda.
5 – Tem uma equipe preparada para lidar com essas questões. Seja em termos técnicos, comerciais ou de OPEC.
Quais benefícios esses publishers estão obtendo?
1 – Venda do inventário remanescente por um valor maior do que o que conseguiria via negociação tradicional, já que tem segmentação envolvida.
2 – Construção do relacionamento com os anunciantes pois oferecem negociações exclusivas para alguns deles (private deals) e provam com dados quão eficiente uma campanha é.
3 – Oferecem as segmentações, lookalike, retargeting e programático, a modalidade de compra tão procurada pelos anunciantes.
4 – Aumentam o alcance e a penetração de mercado.
5 – Agilidade nas negociações.
6 – Controlam a que preço o seu inventário será vendido e definem lances mínimos.
O que você está esperando para entrar nessa? Saiba mais sobre o tema, lendo nossos textos sobre como funciona a venda programática e por que a mídia programática não é o fim para os portais. Muito pelo contrário.