6 dicas para aumentar a monetização do seu blog

A Navegg listou seis dicas que podem ajudar a aumentar a monetização do seu blog.

6 dicas para aumentar a monetização do seu blog

A vontade de compartilhar conhecimento sobre determinados assuntos fez muitas pessoas criarem blogs. Após um tempo produzindo conteúdo de qualidade, muitos decidem transformar o hobbie em profissão e aumentar a monetização do seu blog. A Navegg separou algumas dicas para fazer isso.

 

1 – Comercialize seu inventário para uma adnetwork

De acordo com a IAB Brasil, órgão que regulamenta a publicidade online no País, uma adnetwork é uma rede que conecta diversos websites e disponibiliza o inventário para comercialização de publicidade para agências e anunciantes. Se você ainda não tem como investir numa equipe comercial, você pode inicar a monetização do seu blog comercializando o inventário numa adnetwork. Eles venderão essa mídia para agências e anunciantes e você receberá sua parte. Alguns exemplos de adnetworks são: Lomadee, Boo-box, Google Adsense, HotWords, Kontextua e Populis.
Dica: Na hora de instalar banners de publicidade em seu site, seja cauteloso. Cuidado para não colocar banners demais e acabar poluindo o layout do seu site.

 

2 – Aumente o valor do seu inventário com os dados da sua audiência.

Esse passo irá maximizar a monetização do seu blog trazida pelo passo acima. Isso porque quanto mais dados você tiver sobre a sua audiência para enviar no RTB*, maior o lance (bid request) e mais chances terá de ter o seu adview arrematado. Ou seja, saber qual a faixa etária da sua audiência, a que classe social pertence, de que produtos gosta, entre outras informações, diferencia o público do seu blog dos outros e o torna mais valioso. Uma vez que o que você tem a oferecer sobre ele são informações riquíssimas. Segmentar o seu inventário, o enriquecerá e você poderá vendê-lo por um valor mais alto. Soluções como Navegg Analytics e Navegg E-commerce realizarão essa etapa com você.

rtb_2014 2-04

Além disso, como as soluções Navegg trabalham em rede, você pode ampliar a venda do seu inventário focando no seu público e não apenas no conteúdo do seu blog. Por exemplo, se você tem um blog de moda e descobre que pessoas com interesse em tecnologia navegam por ele, pode vender para anunciantes da indústria de moda e de tecnologia.

 

3 – Instale um adserver.

Adserver é um software que ajuda o administrador do blog a decidir qual anúncio será exibido em seu site através de métricas como contagem de impressões, cliques e elaboração de relatórios da performance da campanha. Emediate, E-planning, DFP by Google e Open X são exemplos de adservers.

 

4 – Participe de um programa de afiliados.

Você abre um espaço no seu site para vender os mais diversos tipos de produtos. Se alguém comprar um desses produtos de dentro do seu site, você ganha uma comissão sobre a venda. Essa estratégia funciona especialmente se você tem um público fiel que acessa seu blog com frequência e visita várias páginas. Se o leitor confia em você, é mais provável que ele compre em uma página de produtos de programa de afiliados do seu blog. A Amazon Afiliados e a Lomadee tem as ferramentas necessárias para essa etapa.

 

5 – Faça posts e resenhas sobre produtos patrocinados.

Normalmente é a marca que vai atrás do blogueiro e negocia com ele um valor para ele escrever sobre a empresa ou testar seus produtos.

 

6 – Liste seu blog numa ferramenta de planejamento de mídia.

Essas ferramentas são usadas por agências e anunciantes com o propósito de ajudá-los a decidir em que sites irão anunciar. Essa decisão é tomada de acordo com a afinidade que o público-alvo de uma campanha deles tem com cada site. Eles mesmos entram em contato com o site/blog para negociar o valor do espaço publicitário. Comscore Media Metrix e Navegg Media Monitor, são exemplos de ferramentas de planejamento de mídia.

 

*Real-time bidding se refere à compra e venda de publicidade online. Um sistema decide, por meio de um leilão – que acontece em tempo real enquanto uma página é carregada – qual anúncio será exibido.

Leia também

Por que seu site precisa de Navegg

Confira os 4 simples e poderosos motivos que separamos para explicar por que seu site precisa da nossa tecnologia.

Mídia programática: o que é e quando devo usar?

Muito se fala da tal mídia programática mas para muitos ainda não está claro o que é nem se é a solução adequada para [...]

Sete dicas para ter sucesso na Black Friday

Listamos sete dicas para ter sucesso na Black Friday, uma grande oportunidade de aumentar as vendas para aqueles que souberem aproveitá-la.