3 benefícios do uso de dados nas estratégias digitais

Listamos os 3 benefícios do uso de dados nas estratégias digitais do seu portal, e-commerce, blog ou site.

3 benefícios do uso de dados nas estratégias digitais

A cada segundo milhares de internautas realizam ações na Internet: visitam páginas, clicam em banners, assistem vídeos, leem notícias e etc. Essas informações funcionam como um rastro ou assinatura do comportamento de navegação de cada pessoa, preferências, tendências, hábitos de consumo e outros itens. Há algum tempo as empresas vêm moldando suas estratégias de negócios, vendas e comunicação com base em análises de informações coletadas na Internet por meio de algoritmos de big data para entender o mercado e antecipar tendências. Além disso, o uso de dados nas estratégias digitais também tem impactado diretamente as vendas e o engajamento com marcas. Uma vez que ao conhecer melhor o público-alvo, graças à análise de dados originados de mídias sociais e sites que navegam, é possível conquistar novos clientes e fidelizar os atuais. Abaixo listamos 3 benefícios do uso de dados nas suas estratégias digitais.

1. Prever tendências

Algoritmos avançados de big data permitem que as empresas analisem o comportamento online do seu público. Com essas informações é possível identificar oportunidades para determinado produto, serviço, tecnologia e etc. Dessa forma, esses relatórios funcionam como um termômetro que indica onde a empresa deve investir seus esforços. Além de apontar o comportamento dos usuários em relação às suas marcas preferidas, dispositivos mais usados para acessar a internet, seu grau de educação, profissão e diversas outras características.

Ao identificar uma tendência de alta na demanda de um produto, por exemplo, a empresa pode tomar uma decisão antecipada para se adequar ao novo cenário. Dependendo da situação, esta reação pode ser um remanejo no estoque, compra de palavras-chave ou mesmo a produção de conteúdo sobre determinado tópico.

prever-tendencias

2. Atrair mais e atender melhor

O sucesso de uma companhia está muito relacionado ao custo de aquisição de clientes. Empresas que tem dificuldade de entender as preferências do mercado, acabam gastando muito com a aquisição de usuários, já que suas ações são mais diversificadas e com retorno menor. Neste sentido, o uso de dados nas estratégias digitais funciona como uma ferramenta para maximizar a aquisição de potenciais clientes, já que consegue apontar públicos segmentados de acordo com o seu produto.

O mesmo serve para o atendimento ao consumidor: descobrir os principais canais onde seu público está é uma das melhores maneiras de atendê-lo de forma efetiva. Ferramentas que conseguem entregar esse tipo de resultado são aliadas dos empreendedores quando o assunto é bom atendimento. Por exemplo, ao concluir que determinado perfil de consumidor está sempre visitando o canal de uma loja, mas nunca compra nada, é possível fazer campanhas de marketing focadas nestas pessoas. Ao utilizar linguagem e assuntos focados no interesse deste target, sua taxa de conversão aumenta, otimizando assim o retorno sobre investimento.

3. Reduzir custo com eficiência

Empresas que procuram por um rápido crescimento não podem perder dinheiro investindo em ações online que não trarão retorno. Dessa forma, o uso de dados nas estratégias digitais torna-se fundamental para mais eficiência da sua estratégia online. Antes de decidir qual será o caminho a ser seguido, é preciso ter informações suficientes para que este caminho não traga prejuízo.

Investir em uma determinada mídia social ou canal de comunicação que seu público não consome é um erro comum. E ele é tão comum justamente pela dificuldade em saber se aquele público está ali antes de se investir na campanha. Com o uso de dados nas estratégias digitais evita-se este tipo de desperdícios, permitindo um melhor uso da verba disponível e consequentemente, um retorno maior sobre o investimento.

Reduzir-custo-com-eficiencia

Prever tendências e reduzir custos, principalmente o de aquisição de clientes, é um grande fator que influenciará no sucesso da sua empresa. Chegou a hora de se adaptar a essa realidade!

Leia também

Navegg Serviços oferece inteligência para operação das suas plataformas

Sua empresa já sentiu que contratou plataformas, nas não utiliza o potencial completo? Em geral, esse erro acontece por dificuldades na implantação ou operação [...]

OPI, One Pageview Insight – Navegg lança tecnologia para segmentação sem cookies

Com a Lei Geral de Proteção de Dados, vigente desde 2020, é necessário pensar em ações e estratégias para as ações de marketing sem [...]

Navegg Vision: plataforma que permite consultar seus dados

Você sabe de que forma seu conjunto de dados de navegação formam seu perfil na internet? Ou quantas vezes já foi impactado por alguma [...]