A lebre, a tartaruga e os dados

O que a fábula da lebre e da tartaruga tem a ver com dados e investimento em publicidade.

navegg-241018-a-lebre-a-tartaruga-e-os-dados

O investimento global em publicidade cresce a cada ano e o que mais impressiona é a evolução rápida e constante da publicidade digital. De 2014 a 2016, os investimentos em anúncios online em todo o mundo saltaram 5,7%. A previsão é que até 2020, o crescimento seja de 38,02%. Ano em que a projeção é de que os investimentos atinjam a marca de US$ 674,24 bilhões.

Esses dados são do Emarketer e, como já era de se esperar, o continente da América do Norte, por conter os Estados Unidos, lidera a posição no ranking de continentes que mais investem em publicidade digital. O sucesso deste tipo de propaganda explica-se pois, nos últimos anos, o uso de  dados de audiência se tornou prática comum, o que trouxe avanços que viabilizaram mais transparência, cobertura e controle nas transações. Além de campanhas mais assertivas e com métricas mais sofisticadas.

Sempre liderando a indústria, o mercado dos EUA não só investe mais como valoriza o uso de dados em campanhas. A previsão é que, mais uma vez, os EUA sirvam de espelho para o mundo e que, em alguns anos, a cultura de dados no continente latino americano esteja mais forte.

Afirmando esta previsão, a América Latina está em 4º lugar no ranking de continentes que mais compram mídia mas é o continente que mais cresceu neste sentido. Tanto que, quando o assunto é mídia digital especificamente, a previsão de crescimento é de 124,59% de 2014 a 2020, chegando a um investimento de US$ 12,60 bilhões em 2020.

Total Media Ad Spending Worldwide, by Region, 2014-2020 (billions and % change)

 

O problema é que, em 2020, o dado custará mais caro. Como na fábula da Lebre e da Tartaruga, quem se preparar desde cedo e iniciar o trabalho com dados agora estará mais bem preparado para vencer a competição. Isso porque para extrair o máximo que o dado tem a oferecer é preciso considerar tempo para análise e aprendizado. Quem deixar para usar dado quando eles estiverem no hype, vai pagar mais caro por ele e vai demorar mais para utilizá-lo em todo o seu potencial.

Então, de que lado você quer estar? Da lebre ou da tartaruga?

Leia também

Navegg Serviços oferece inteligência para operação das suas plataformas

Sua empresa já sentiu que contratou plataformas, nas não utiliza o potencial completo? Em geral, esse erro acontece por dificuldades na implantação ou operação [...]

OPI, One Pageview Insight – Navegg lança tecnologia para segmentação sem cookies

Com a Lei Geral de Proteção de Dados, vigente desde 2020, é necessário pensar em ações e estratégias para as ações de marketing sem [...]

Navegg Vision: plataforma que permite consultar seus dados

Você sabe de que forma seu conjunto de dados de navegação formam seu perfil na internet? Ou quantas vezes já foi impactado por alguma [...]