Clarín e Gran DT: campanha display segmentada aumenta conversão em 836%

Clarín veiculou uma campanha display segmentada para o Gran DT, fantasy game de futebol, em todos os sites da rede Agea e obteve um resultado surpreendente.

Clarín e Gran DT: campanha display segmentada aumenta conversão em 836%

O Clarín – maior portal da Argentina com mais de 16 milhões de usuários únicos – veiculou uma campanha display segmentada de divulgação do Gran DT – fantasy game de futebol que permite aos internautas montarem e competirem com um time próprio – em todos os sites da rede Agea com o objetivo de converter cadastros provenientes de divulgação paga.

A campanha display segmentada foi veiculada entre os dias 13 e 29 de agosto, em vários sites da rede Agea, que além do Clarín, contempla os sites Olé, Entre Mujeres, De Autos, entre outros, com o objetivo de promover o cadastramento dos internautas no Gran DT. Foram utilizados os formatos  superbanner, arroba, bottombanner e megabanner, que rodaram com segmentação (homens de 18 a 35 anos) e modo controle (sem segmentação). As mesmas peças também rodaram em outra mídias como Facebook e Adwords (buscador e Youtube).

O resultado pode ser medido de duas maneiras: Taxa de cliques(CTR) e Conversão. Normalmente, as agências, anunciantes e até mesmo os portais e redes utilizam a taxa de cliques como prova do sucesso de uma campanha. Porém, nesse caso, se apenas esse critério tivesse sido levado em consideração, a importância da segmentação teria sido imperceptível.

No formato arroba, por exemplo, a taxa de cliques da campanha controle foi de 0,15% e teve uma conversão de 39,97%. Já na segmentada, o CTR foi de 0,14% para uma conversão foi de 85,93%. No bottombanner, a taxa de cliques na controle foi de 0,14% com uma conversão de 2,98%. Na segmentada, houve uma CTR de 0,07% e, desse percentual, 27,89% foram convertidos. O Lift total os diferentes tipos de campanhas foi de 136,34%, mas individualmente a diferença chegou a surpreendentes 835,91%. Esses exemplos mostram que a segmentação foi fundamental para aumentar o resultado, mesmo quando a taxa de cliques mostrava o contrário. Confira a tabela comparativa do percentual de conversão entre as campanhas:

 

Percentual de Conversão

Controle (%)

Segmentado (%)

LIFT (%)

Arroba

39.97

85.93

114.99

Megabanner

64.15

65.47

2.06

Bottombanner

2.98

27.89

835.91

Superbanner

30.81

39.04

26.71

Total

28.92

68.32

136.24

Fonte: SMART Adserver

 

Fazendo essa comparação entre as diferentes mídias escolhidas para veiculação, também descobrimos que a campanha na Rede AGEA com segmentação superou as conversões do Adwords em mais de 500% e do Facebook em mais de 30%:

 

Percentual de Conversão

Conversão (%)

LIFT (%)

Adwords

10.59

545.14

Facebook

52.26

30.73

AGEA segmentada

68.32

 

“O Gran DT foi um ótimo exemplo utilização de targeting nas campanhas da rede AGEA. Os resultados foram excelentes e provaram mais uma vez a importância da segmentação e também da mensuração dos resultados reais de conversão. O DMP é ferramenta fundamental para repetirmos feitos como esse para todos os anunciantes que escolherem o grupo para divulgarem seus produtos e serviços.” afirmou Diego Cormio Chefe de Desenvolvimento de Negócios Digitais dos portais Clarín e Olé no grupo AGEA.

A Agea utiliza o DMP (Data Management Plataform) Navegg Publisher integrado com o adserver SMART para entregar campanhas segmentadas e também para analisar os dados da sua audiência e incorporá-los em ações de personalização interna. Se você também quer fazer campanha display segmentada como essa, conheça o DMP Navegg Publisher e entre em contato conosco para solicitar uma proposta.

Leia também

Montadora e portal se unem com Navegg para usar dados e alimentar campanhas on e offline

Navegg une a anunciante e portal para um case de sucesso da publicidade digital brasileira.

Navegg é escolhida como DMP da Academia da Carne – projeto de branded content da Friboi

Parceria entre Navegg e Friboi viabilizará segmentação de anúncios e de conteúdo.

6 cases de uso de dados que otimizaram resultados

Empresas que colocam em prática o uso de dados para orientar decisões e otimizar resultados veem seus indicadores de eficiência aumentarem.