Afinal, como funciona a tal venda programática?

A mídia programática permite que anunciantes, agências e publishers comprem e vendam inventário de forma rápida e automática.

O que é isso?

A evolução da publicidade online está mudando a maneira como os sites comercializam seus espaços publicitários. A combinação de tecnologia e processos facilita a venda do inventário, tornando o processo mais rápido e automático. Além disso, o publisher consegue olhar para uma série de informações sobre os anúncios vendidos e gerencia com mais eficiência todos os canais de vendas diretos e indiretos para aumentar sua receita. Implantar uma estratégia de venda programática é essencial para se adequar a esse novo formato de comercialização de publicidade online.

 

Leia sobre todas as mudanças da mídia online em nosso e-book sobre o tema.

 

Vantagens

Uma das principais vantagens é a precificação justa e transparente do inventário através do modelo de leilão, que exibe os anúncios de acordo com determinada segmentação e configuração. Por exemplo: se dois anunciantes concorrentes desejam impactar o mesmo público no mesmo site, aquele que pagar mais terá direito a exibição. Além disso, existe o benefício de um alcance de público mais inteligente. Para os anunciantes, já não faz mais tanto sentido comprar milhões de impressões para não impactar nem 1/3 do target, se hoje é possível comprar perfis de consumidores de acordo com critérios como gênero, idade, intenção de compra, localização, entre outros. Portanto, além da venda e compra da impressão ter preço justo, as campanhas serão entregues somente para o target determinado pelo anunciante, estreitando assim a concorrência entre grandes e pequenos publishers.

 

Como começar

2013 foi o ano em que a Venda Programática passou por uma fase de amadurecimento no Brasil. Após chegar no Brasil, a mídia programática ganha maior adesão a cada ano. Segundo a Magna Global, o investimento brasileiro para essa modalidade de compra de mídia era de US$ 0,6 milhão em 2014 e deve chegar aos US$ 55,8 milhões em 2018. Tudo indica que este é um avanço sem volta. Diversos portais e redes de publicidade como Abril, O Globo, Buscapé, Boo-Box, Grupo NZN, Globo.com, Terra, entre outros já oferecem a opção de compra de mídia programática. Isso os torna uma opção indispensável para anunciantes que desejam impactar públicos específicos.

 

Confira aqui uma breve explicação do IAB sobre o funcionamento da venda/compra de mídia programática:

Antes de iniciar, é necessário definir seu modelo comercial e preços, mapear e definir seu inventário e escolher com sabedoria a plataforma que irá utilizar.

 

Quer saber mais sobre mídia programática? Faça o download do nosso e-book.

e-book-midia-programatica

 

Leia também

O seu portal está usando Navegg da forma mais efetiva?

Será que o seu portal está usando Navegg da forma mais efetiva? Descubra no texto de hoje.

Montadora e portal se unem com Navegg para usar dados e alimentar campanhas on e offline

Navegg une a anunciante e portal para um case de sucesso da publicidade digital brasileira.

3 dicas do Trinity Mirrors que você deveria usar para otimizar o seu portal

Listamos 3 dicas do maior grupo editorial do Reino Unido e acrescentamos uma bônus para garantir que você consiguirá otimizar o seu portal.