Como usar dados para valorizar espaços publicitários

Para usar dados para valorizar espaços publicitários é importante compreender quais são as características do público que os anunciantes buscam.

navegg-como-usar-dados-para-valorizar-espacos-publicitarios

Quem vende espaços publicitários em seus sites fica, na maioria das vezes, à mercê da oferta do mercado. Com a profusão de plataformas de compra e venda de mídia disponíveis hoje, os espaços para anúncios são negociados de forma semelhantes às bolsas de valores. O processo, chamado Real Time Bidding ou RTB (em português lances em tempo real) aumenta a efetividade dos anúncios mostrados e permite o uso de dados para valorizar espaços publicitários.

Comece pelo o DMP

DMP é uma sigla para Data Management Platform, ou plataforma para gerenciamento de dados, que coleta e estrutura dados sobre a sua audiência, dando informações que permitem tomadas de decisão mais informadas sobre o seu negócio.

O DMP coleta esses dados de diversas fontes, levantando uma grande quantidade de informação sobre cada usuário. Ele, então, processa estes dados, aplicando ferramentas de inteligência disponíveis nele. Os dados processados e consolidados são, então, transformados em conhecimento útil, que pode ser acionável pelo editor de diversas maneiras.

RTB

Entenda como funciona um DMP

Como um DMP ajuda a usar dados para valorizar espaços publicitários

Para entender a utilidade do DMP e como ele usa dados para valorizar espaços publicitários, é importante compreender quais são as características que os anunciantes buscam ao escolher os locais para os seus anúncios. A palavra-chave aqui é a segmentação. Anunciar para um grupo demasiado amplo gera resultados fracos, uma vez que invariavelmente grande parte das pessoas expostas ao anúncio não tem nenhum interesse no serviço ou produto mostrado.

Para resolver este problema, os internautas são divididos, por meio do DMP, em grupos de acordo com critérios que vão desde sua localização até classe social, passando por idade, escolaridade, assuntos de interesse, entre outros. As campanhas então são planejadas com estas informações em mente. Em vez de um escopo mais abrangente, são feitas com linguagens e atrativos específicos para determinado público-alvo desejado.

A segunda parte da questão é como certificar-se que este grupo será exposto aos anúncios. Novamente, o DMP entra em cena. Por meio desta plataforma, integrada com os adservers, você poderá ofertar os seus espaços publicitários de forma inteligente. Isto torna o retorno das campanhas muito mais favorável.

Ao oferecer o seu espaço publicitário, você deve ter um levantamento completo do perfil de visitante que recebe. Seu site deve ainda ser capaz de adaptar o conteúdo mostrado (inclusive os anúncios) a cada visitante de forma individual!

Os resultados, tanto no processo de real time biding, quanto nos espaços publicitários negociados pelo seu time de vendas são os mesmos: os espaços qualificados valem mais! Por oferecerem melhores taxas de conversão, os seus CPMs são maiores.

 Se você também quer usar dados para valorizar espaços publicitários, conheça o DMP da Navegg especializado em portais.

Leia também

O seu portal está usando Navegg da forma mais efetiva?

Será que o seu portal está usando Navegg da forma mais efetiva? Descubra no texto de hoje.

Montadora e portal se unem com Navegg para usar dados e alimentar campanhas on e offline

Navegg une a anunciante e portal para um case de sucesso da publicidade digital brasileira.

3 dicas do Trinity Mirrors que você deveria usar para otimizar o seu portal

Listamos 3 dicas do maior grupo editorial do Reino Unido e acrescentamos uma bônus para garantir que você consiguirá otimizar o seu portal.