O que considerar na hora de contratar um DMP

Ao contratar um DMP, como toda contratação de plataforma, é preciso considerar alguns aspectos para bater o martelo sobre qual empresa escolher.

O que considerar na hora de contratar um DMP

O crescente interesse pela mídia programática fez agências, anunciantes e portais buscarem um Data Management Platform para coletar, organizar e acionar seus dados.  Na hora de contratar um DMP, considere os seguintes aspectos:

 

Artigos relacionados:

O que é um DMP

Sua marca vai precisar de um DMP

Seu portal precisa de um DMP

 

Para a etapa de coleta

  • As opções de coleta que a plataforma oferece.

Liste quais locais você deseja que sirvam como pontos de coleta de dados e se a plataforma consegue coletar dados a partir desses pontos. Exemplos de pontos de coleta: seu site, sites de parceiros, CRMs, outras bases de dados, campanhas de marketing online e etc.

 

  • Multi-channel

Hoje em dia é impossível considerar apenas a navegação em desktops. Ao contratar um DMP, confira se a plataforma em questão analisa tanto a navegação em desktops como em mobile.

 

  • Dados 3rd party

Algumas plataformas são DMP e data provider. Ou seja, oferecem a plataforma e os dados 3rd party. Se for o caso, avalie ambas as frentes. Outras plataformas oferecem o DMP e utilizam o 3rd party de um data provider. Se for este o caso, avalie a plataforma e procure mais informações sobre o data provider em questão. Verifique de onde vêm seus dados e se respeita a privacidade do internauta.

Para a etapa de organização

  • Quantidade e qualidade de segmentos

Os segmentos são os responsáveis pela visão 360º do internauta. Um bom DMP precisa ter quantidade e qualidade dos segmentos que oferece para organizar os dados que coletou. Confira se as plataformas que está cogitando oferecem ambas as características.

 

  • Enriquecimento de dados

Dados 1st party oferecem informações para compreender seus consumidores e prever suas necessidades. Para aprimorá-los, a estratégia usada é usar 3rd party data (dados demográficos, psicográficos, hábitos de consumo, motivação de compra, fase da vida, estilo de vida, entre outros) para enriquecê-los e aumentar o alcance da sua campanha.

 

Para a etapa de acionamento

  • Exportação de dados para entrega de experiência de marketing individualizada

Para que os dados sejam exportados e você consiga fazer as ativações que deseja, precisará de acesso a API. Isso será muito importante se você pretende personalizar seu site/portal/vitrine ou integrar seu DMP com outras plataformas (de e-mkt, Ad Server, CRM, analytics e outras). Ao contratar um DMP observe se a plataforma oferece isso e se cobra algum custo adicional por este serviço.

 

  • Geração de insights

Uma das funções de um DMP é trazer insights sobre a sua audiência. Para isso, a plataforma precisa mesclar informações first e third-party.

 

  • Second-party data

Ao contratar um DMP certifique-se de que a plataforma facilita a sua relação com outras empresas para ativar second-party data.

 

  • Criação de audiências

É muito importante que o DMP que você escolher viabilize a criação de audiências complexas, selecionando informações demográficas, intenção de compra, interesses e/ou ações dentro do site (cliques, visualizações, ser impactado por uma campanha e outros). Além disso, poder adicionar dados 3rd party para ganhar escala é mandatório.

 

  • Personalização

Caso seja importante para você personalizar conteúdo, vitrine ou campanhas de acordo com informações de CRM ou de comportamento online, o DMP precisa oferecer a tecnologia para viabilizar esta ação.

  • Integração com plataformas programáticas

Um DMP genuíno deverá ser independente. Ou seja, deverá permitir que VOCÊ acione os SEUS dados onde VOCÊ quiser. As melhores DMPs do mercado, já estão previamente integradas com as principais DSPs, Trading Desks e SSPs ou permitem posterior integração. O que não vale é um DMP que te obrigue a comprar/vender mídia em plataformas específicas.

 

  • Integração com portais

Para que as campanhas em portais possam ocorrer, um bom DMP deverá ser capaz de exportar facilmente os dados do anunciante para o portal.

 

  • Retargeting

Caso você queira realizar campanhas de retargeting para audiências que realizaram ações específicas em diversos dispositivos, o DMP precisa viabilizar.

 

  • Lookalike

Se você quiser fazer lookalike com uma determinada audiência, o DMP precisará oferecer as ferramentas para analisar essa audiência, definir segmentos, acionar dados e medir resultados. Se você quiser oferecer lookalike para seus anunciantes, o DMP terá que disponibilizar recursos para planejar, apresentar e executar campanhas desse estilo.

 

  • Colaboração

Por fim, os gerentes de contas dos DMPs precisam estar dispostos a te ajudar com qualquer dúvida que possa surgir. Seja no processo de compra, na configuração da plataforma, na criação de campanhas ou outros momentos.

 

Conheça as plataformas DMP da Navegg para agências e anunciantes e para portais.

Leia também

As intenções de compra e as pesquisas do consumidor às vésperas do Natal.

Com a proximidade do Natal, os consumidores começam a realizar suas pesquisas e suas compras para a data.

Data-driven and daring: as 8 marcas mais ousadas

Conheça o que as 8 marcas mais ousadas fazem para desenvolver excelentes estratégias de marketing e não deixar seus clientes escaparem.

Montadora e portal se unem com Navegg para usar dados e alimentar campanhas on e offline

Navegg une a anunciante e portal para um case de sucesso da publicidade digital brasileira.