A Navegg analisou seus dados de fevereiro de 2015 a fevereiro de 2016 para identificar por quais indústrias os internautas brasileiros têm maior intenção de compra. Intenção de compra é um dado observado temporário. Observado porque é uma característica observada durante a navegação dos internautas e temporária pois está relacionado a um desejo ou necessidade momentânea, ou seja, se extinguirá no momento em que a compra for concluída. Por exemplo, quando uma pessoa navega por e-commerces e/ou comparadores de preço buscando por um smartphone, ela demonstra que têm a intenção de comprar este produto desta indústria.
Leia mais sobre os tipos de informação coletada pela Navegg aqui.
Resultado da pesquisa
As indústrias mais pesquisadas pelos brasileiros que buscavam efetuar uma compra foram as de Viagem e Turismo, Tecnologia e Telecomunicações com um crescimento de 37,07%, 33,54% e 32,79%, respectivamente, em relação ao ano passado.
As que foram menos pesquisadas foram as de Veículos, Serviços Financeiros e Carreira e Educação. Apesar de também terem crescido com 17,20%, 17,28% e 19,38%, respectivamente.
Podemos perceber que todas as indústrias tiveram índices crescentes. Isso pode ser explicado por dois motivos.
Motivos pelos quais os índices são crescentes
1. O acesso a Internet aumentou.
De acordo com a pesquisa The Connected Consumer Survey 2014 / 2015 feita pelo Google, em 2014 48% da população brasileira acessava a Internet. Esse número saltou para 56% em 2015.
2. Com a crise, as pessoas precisam pesquisar ainda mais antes de comprar.
A Internet tem se tornado um ótimo espaço para isto. Ainda segundo a pesquisa The Connected Consumer Survey 2014 / 2015, 49% dos respondentes usam a Internet para comparar opções online e 45% buscam por inspiração e fazem pesquisas iniciais. Além disso, 36% procuram por recomendações e 33% se preparam online para compras offline.