3 dicas sobre uso de dados de audiência para gerar mais conversões

Entenda como o uso de dados de audiência pode ajudar a engajar seu público e gerar mais conversões para o seu site.

3-dicas-sobre-uso-de-dados-de-audiencia-para-gerar-mais-conversoes

O uso de dados de audiência é cada vez mais comum na internet. O ideal é que TODOS os sites, TODAS as empresas que estão na web soubessem usar dados e conhecessem todas as suas vantagens. Por isso, o post de hoje conta com 3 dicas sobre como o uso de dados de audiência pode gerar mais conversões para seu site.

1. Reúna os dados corretos

Muitas vezes, editores acham que apenas métricas sobre o fluxo de visitantes do seu site bastam para que eles conheçam bem sua audiência. Mas, muito além disso, é importante você conhecer o comportamento dos seus visitantes e o que querem comprar. Só assim você saberá se seu site está de acordo com o perfil deles. É claro que as métricas são essenciais, mas, se combinadas com dados sobre o perfil de sua audiência, elas serão ainda mais reveladoras e irão lhe auxiliar a tomar as decisões relacionadas ao seu site: sejam elas voltadas ao layout, à produção de conteúdo, aos produtos vendidos ou aos anúncios exibidos nele.

Isso pode ser feito por meio de ferramentas de análise de audiênciacadastros que as pessoas fazem em seu site ou simplesmente pequenas pesquisas que você pode fazer com seus visitantes. Outra opção para analisar o que é mais interessante para o seu público são os testes A/B – sobre os quais já falamos aqui no blog. Mostrar sites diferentes para pessoas diferentes pode te mostrar que suas maiores conversões não são as que vocês imaginavam e você aprenderá muito com os resultados destes testes. Mas lembre-se: pra tudo isso, são necessários dados. E seu site é a melhor fonte deles!

2. Contextualize e aumente o engajamento dos visitantes

Após dar o primeiro passo e reunir os dados corretos, é importante garantir que você esteja realmente engajando seus visitantes e transformando a experiência deles em seu site em algo mais rico. Isso vale não apenas para o seu site, mas todos seus canais de comunicação: redes sociais, e-mail marketing, blogs. Muitas vezes o seu público muda de acordo com o canal e é preciso estar bem informado para perceber isso e escolher o tom certo em cada um deles.

Mas digamos que você já tem todas as informações nas suas mãos; agora é necessário aprender a usá-las. Por exemplo, se você tem um site de notícias e sabe qual a localização geográfica do internauta, mostre notícias relacionadas à cidade na qual ele se encontra. Isso irá deixar mais rica e interessante a experiência do internauta em sua página, fazendo com que ele volte mais vezes, e vai gerar mais conversões.

3. Pense e aja em tempo real

Talvez essa seja uma das dicas mais importantes quando falamos em dados de audiência. Não adianta ter os melhores dados em mãos e demorar dias, semanas ou meses para “reagir” a eles. Por exemplo: você tem uma loja virtual de eletrodomésticos e recebe um visitante que já pesquisou em comparadores de preço o valor de um fogão. Quando ele chega no seu e-commerce, ao invés de usar essa informação e personalizar a vitrine com diversos modelos de fogões, você usa a vitrine padrão que mostra geladeiras, microondas e máquinas de lavar louça. Se isso se repetir com outros internautas, você pode até fazer suas vendas, mas talvez elas sejam em um número bem menor do que se você mostrasse os produtos certos logo que eles acessam a página. O ideal é mostrar o que o visitante quer ver.

O mesmo vale para a publicidade que você veicula: se quando o internauta chega ao site, você já tem o perfil completo dele, mostre aquele anúncio que pode lhe interessar mais. Outra possibilidade é quanto ao conteúdo: pelo que o visitante está navegando naquele momento e de acordo com o comportamento dele em seu site, você pode ir fazendo recomendações de conteúdo em tempo real.

Ao receber os dados de sua audiência, pense como eles podem ser úteis para o seu site e coloque em prática o quanto antes. Um site personalizado em tempo real, visitante por visitante, torna-se mais interessante e pode gerar mais conversões.

Agora você já tem 3 dicas valiosas. Basta reunir todas as informações que você tem a seu alcance para otimizar seu site. O resultado? Gerar mais conversões.

Leia também

As intenções de compra e as pesquisas do consumidor às vésperas do Natal.

Com a proximidade do Natal, os consumidores começam a realizar suas pesquisas e suas compras para a data.

Data-driven and daring: as 8 marcas mais ousadas

Conheça o que as 8 marcas mais ousadas fazem para desenvolver excelentes estratégias de marketing e não deixar seus clientes escaparem.

Montadora e portal se unem com Navegg para usar dados e alimentar campanhas on e offline

Navegg une a anunciante e portal para um case de sucesso da publicidade digital brasileira.