Coletando dados e gerando informações: como chegamos ao perfil do internauta?

Antes de chegar aos relatórios que você acessa, os dados da Navegg percorrem um longo caminho. Saiba como chegamos ao perfil do internauta.

navegg-coletando-dados-e-gerando-informacoes-como-chegamos-ao-perfil-do-internauta

Uma pergunta que escutamos frequentemente aqui na Navegg é como chegamos ao perfil do internauta: são provenientes de pesquisas? São de cadastros nos sites nos quais a tecnologia da Navegg está presente? Para esclarecer como funciona todo o processo – da coleta de dados até chegar aos relatórios que você vê, preparamos o post de hoje.

 

Coletando dados e gerando informações

Aqui na Navegg, trabalhamos com os chamados dados inferidos, ou seja, deduzidos a partir do comportamento de navegação do internauta anônimo. Coletamos a navegação dos internautas em mais de 7 mil sites – de diferentes tamanhos e  temas. Então, a Navegg compara esse registro com pesquisas de mercado, estudos de comportamento de consumo e reports de tendências de hábitos de leitura. Em seguida, utilizamos métodos estatísticos para analisar todos os dados coletados com base nessas pesquisas e estudos, para então chegar ao perfil sócio-demográfico (gênero, idade e escolaridade) dos mais de 80 milhões de internautas que segmentamos.

A Navegg utiliza outra abordagem quando o assunto é conteúdos de interesse e intenção de compra. Nesses casos, as informações são baseadas em demonstrações explícitas dos internautas. Por isso, estes são os chamados dados observados. Nossa rede é formada por sites de conteúdo, comparadores de preço, clubes de compra coletiva e lojas virtuais. Quando os internautas acessam esses sites, eles demonstram exatamente por quais conteúdos têm mais interesse e quais produtos desejam comprar. A Navegg coleta essas demonstrações e as analisa aplicando um modelo estatístico que inclui diversos métodos matemáticos, entre eles o de frecency, cálculo ponderado entre frequência e recência. Com base nos resultados, completamos o perfil do internauta com seus assuntos favoritos e produtos que deseja comprar.

Além dos dados inferidos e observados, há os dados comportamentais. Confira mais informações sobre eles, clicando aqui.

 

Por que a Navegg é diferente?

Como já falamos aqui no blog, existem diferentes modelos de segmentação de audiência. O baseado em cadastros conta com informações fornecidas diretamente pelo internauta, mas desconsidera variações de comportamento e atinge somente uma pequena parcela dos internautas. Já o baseado em regras permite segmentações com características bem específicas. No entanto, seu tempo de implementação é muito longo e sua metodologia revela apenas uma faceta do internauta.

A Navegg é diferente de outras ferramentas de segmentação de audiência por adotar o modelo da segmentação em rede. Nessa abordagem, um mesmo conjunto de critérios de segmentação é utilizado em todos os sites que usam nossa tecnologia. Dessa forma, é possível analisar o comportamento do internauta em toda a web, obtendo uma visão mais completa do perfil do internauta.

Outra vantagem da segmentação em rede da Navegg é que ela elimina todo o trabalho de configuração: basta inserir uma linha de javascript no seu site para que seus visitantes passem a ser segmentados. Como os critérios são os mesmos para todos os sites, você vai descobrir o comportamento da sua audiência em páginas totalmente diferentes da sua, revelando facetas do seu público até então desconhecidas.

 

Comece agora

Também quer conhecer o perfil do internauta do seu site? Comece com a nossa solução gratuita.

Leia também

Navegg Serviços oferece inteligência para operação das suas plataformas

Sua empresa já sentiu que contratou plataformas, nas não utiliza o potencial completo? Em geral, esse erro acontece por dificuldades na implantação ou operação [...]

OPI, One Pageview Insight – Navegg lança tecnologia para segmentação sem cookies

Com a Lei Geral de Proteção de Dados, vigente desde 2020, é necessário pensar em ações e estratégias para as ações de marketing sem [...]

Navegg Vision: plataforma que permite consultar seus dados

Você sabe de que forma seu conjunto de dados de navegação formam seu perfil na internet? Ou quantas vezes já foi impactado por alguma [...]